PUBLICIDADE

Morador de Caarapó, Victor Candado completa 103 anos e recebe homenagem da família

| CAARAPó NEWS/JOSé CARLOS


O morador de Caarapó Victor Candado. Foto: Gê Roque Candado

O morador de Caarapó Victor Candado completou no último dia 12, exatos 103 anos de vida. E para celebrar essa dádiva a família se reuniu para realizar uma homenagem ao centenário do Vale da Esperança, que nasceu na região de Ponta Porã, no então estado de Mato Grosso.

O senhor Victor foi casado com Gregória Martines Candado (in memorian), desde 1957, com quem teve oito filhos: Adão, Apolinário, Anastácio, Eva, Polinária, Reginaldo, Bernarda e Júlio César. E ainda, mais dois, Eudóxio e Maurício, frutos de seu primeiro casamento.

Descendente de família mista paraguaia e espanhola, Victor Candado é o 3º dos 15 filhos de Euzébio Candado, (Dom Candado, como era conhecido pela sua origem espanhola) e Cirila Mareco, casal pioneiro da região do Vale da Esperança, que na língua Tupy Guarani significa “Raiz da Erva Mate” (caa: erva mate e rapo: raiz), terra da erva mate, como era conhecida no início de sua povoação.

Aos 12 anos de idade teve seu primeiro emprego serrando madeiras com uma enorme serra de duas extremidades (serra traçador) manuseada por duas pessoas, aprendendo assim o oficio de carpinteiro. Também foi cerqueiro, produzia cochos feitos de madeira bruta (toras) para alimentar gado com sal e ração nas fazendas. Foi abridor de picadas e ervateiro (oficio de seu pai Dom Euzébio) ou “Mineiro” como eram conhecidos os que trabalhavam na extração da erva-mate, na época da Cia Mate Laranjeira, onde aprendeu todo o processo de ser um bom ervateiro, desde o plantio à colheita.

Por volta de 1928, a família saiu da Fazenda Campanário (sede da Cia Mate Laranjeira), viajando dias e dias a pé até Santa Luzia (município de Juti atualmente), passando depois pela Fazenda São Luiz, mudando-se enfim em 1935 para Caarapó, passando a morar num sítio adquirido por seu pai.

As dificuldades de sustentar a família o levaram a trabalhar em fazendas distantes, região próximo à Amambai, no ofício de carpinteiro, construindo casas, “mangueiras” (currais) e cercas, sempre no trabalho manual (braçal), pesado e extenuante. Teve acesso a escola já adulto, somente após todos os filhos alfabetizados, cursando o antigo Mobral.

Victor Candado, juntamente com sua esposa, criaram seus filhos e possuem atualmente 32 netos/as, 32 bisnetos/as e um casal de tataraneto/a, sendo uma referência de coragem, humildade, sabedoria, simplicidade e integridade para sua família, amigos e vizinhos. É homem muito religioso, de muita fé e coerente com seus princípios de fidelidade, amizade e companheirismo.

Parabéns Karaí Candado!! Karaí Mbaretê!! Muitas Felicidades!! Que Deus continue abençoando e iluminando sua vida e sua grande família.

Homenagem de seus filhos/as, netos/as, bisnetos/as e tataranetos/as neste dia tão importante e histórico. Um dia de muita graça a ser celebrado e memorado pela família Candado.

O morador de Caarapó Victor Candado nasceu no dia 12 de abril de 1921. A homenagem foi realizada no último dia 14.

(Com informações de Reginaldo Candado)

Filhos/as: (da esquerda para a direita): Anastácio, Maurício, Reginaldo, Eva, Bernarda, Sr. Vitor, Adão, Polinária, Eudóxio, Apolinário e Júlio Cesar

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE