PUBLICIDADE

Prefeitura de Caarapó encerra campanha Maio Amarelo com evento na Praça Central

| ASSESSORIA/DILERMANO ALVES


Corpo de Bombeiros fez simulação de salvamento de pessoas acidentadas. Foto: divulgação

A prefeitura de Caarapó promoveu, na manhã desta quinta-feira (6), o evento que marca o término da campanha Maio Amarelo, promovida no decorrer do mês passado como forma de conscientizar a população local sobre a importância de adotar um comportamento responsável e não violento no trânsito. O movimento alusivo ao trânsito foi desenvolvido mediante parceria entre as secretarias municipais de Educação, Esporte e Cultura e de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, Demtrat, e órgãos governamentais estaduais, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran, além de instituições educacionais do município.

O evento desta quarta-feira foi prestigiado pelo vice-prefeito de Caarapó, Leônidas Ignácio Moreno, o Gordo da Tigre, que representou o prefeito André Nezzi, secretários municipais Ieda Maria Marran (Educação, Esporte e Cultura), Glauce Estevez Croider Karnakis (Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano), Thaís Roberta Silva e Rego (Finanças) e Elvis Mattos (Governo e Administração), vereadores Professor Pontinha e Marinalva de Souza Farias da Costa, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Matheus Mychel Custódio Taniguchi, comandante do Corpo de Bombeiros, Capitão Rafael Henrique Fernandes, diretor do Detran loca, Fábio Batista Rodrigues, chefe do Demtrat, Edmilson Guimarães, agente de Trânsito do Detran de Dourados, José Carlos Torraca, defensor Público Danilo Shiroma, diretores, coordenadores escolares, professores e alunos das instituições educacionais.

No decorrer do evento, o público presente pôde acompanhar apresentações culturais com foco no tema da campanha Maio Amarelo, feitas por estudantes dos centros municipais de Educação Infantil Eneida Claro Alvares, Dona China e Aristides Maciel da Silva. A parte final ficou a cargo dos bombeiros, que promoveram uma simulação de salvamento a partir de um acidente fictício de trânsito.

Maio Amarelo

A campanha nacional Maio Amarelo foi lançada em 2014 com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância de adotar um comportamento responsável e não violento no trânsito. A iniciativa, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com apoio do governo federal, tem como foco principal reduzir os altos índices de acidentes e mortes que assolam os quase 29 mil quilômetros de vias brasileiras.

Em nível nacional, foram realizadas blitz educativas com abordagem a motoristas, distribuição de panfletos informativos, palestras em escolas e eventos com foco na conscientização, entre outros.

O objetivo final da campanha é promover uma mudança de hábitos e atitudes, fazendo com que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres adotem uma postura mais responsável e cuidadosa nas vias, visando reduzir os riscos de acidentes. Especialistas afirmam que iniciativas como esta, que envolvem governo, iniciativa privada e sociedade civil de forma integrada, são fundamentais para tratar o trânsito de maneira abrangente, associando fiscalização, engenharia e educação.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE