Em MS, 90 mil eleitores têm até 2ª feira para regularizar o título; em Caarapó são mais de 800
Prazo estipulado pela Justiça Eleitoral termina na próxima semana
Em Mato Grosso do Sul, 92.981 eleitores precisam regularizar o título de eleitor até segunda-feira (19) para evitar o cancelamento do documento. Em nota à imprensa, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) informou que quem não votou, não justificou e não pagou multa pela ausência nos três últimos turnos eleitorais corre risco de perder o direito ao voto.
O eleitor pode consultar a situação no site de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral usando o CPF, ou pelo aplicativo gratuito e-Título. A regularização também está disponível nesses canais.
Quem preferir pode comparecer ao cartório eleitoral para apresentar justificativa e pagar multa, caso necessário. Os pagamentos podem ser feitos via boleto, Pix ou cartão, com baixa automática no sistema.
Para regularizar, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, título eleitoral ou e-Título, comprovantes de votação, justificativas e comprovantes de pagamento de multa, se houver. Caso o eleitor declare impossibilidade de pagar a multa, o juiz eleitoral pode dispensá-la.
Vale lembrar que a situação também pode impedir o eleitor de tirar passaporte, assumir cargos públicos ou receber benefícios sociais.
Caarapó - Aproximadamente 800 eleitores da cidade correm o risco de ter seus títulos cancelados caso não regularizem sua situação junto ao Cartório Eleitoral até amanhã, 19 de maio.
O Cartório Eleitoral de Caarapó está localizado na Avenida D. Pedro II, nº 212, no centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O telefone para contato é o (67) 99877-8643.