Douradenses denunciam extorsão de R$ 5 mil por policiais paraguaios em Pedro Juan
| DOURADOS AGORA/THIAGO MARQUES
Dois moradores de Dourados, de 31 e 41 anos, denunciaram à Polícia Civil terem sido vítimas de extorsão por policiais paraguaios na cidade de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã (MS). O caso ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (26) e foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) em Dourados.
Segundo o boletim de ocorrência, as vítimas estavam no lado paraguaio da fronteira quando foram abordadas por três agentes de segurança e levadas até uma unidade policial, chamada “La Comisaria'. No local, os policiais teriam ameaçado prender os dois brasileiros, exigindo que pagassem R$ 5 mil por meio de transferência via Pix para que fossem liberados.
Temendo represálias, os homens efetuaram o pagamento e foram soltos. Assim que saíram da delegacia, solicitaram o bloqueio do valor junto ao banco e retornaram a Mato Grosso do Sul, onde denunciaram o caso como extorsão. A Polícia Civil investiga o caso.
A prática de extorsão por parte de policiais corruptos em Pedro Juan Caballero é antiga e frequentemente denunciada por brasileiros. Cobranças de “coima' (propina) são relatadas tanto em rodovias quanto em áreas comerciais da cidade vizinha, aproveitando-se da intensa movimentação entre os dois países pela fronteira seca.