Em Nota: SIMTED cobra valorização dos profissionais e critica terceirização no início do ano letivo em Caarapó
| CAARAPONEWS
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (SIMTED) divulgou nota pública marcando o início do ano letivo nas redes estadual e municipal, reafirmando a importância da valorização dos profissionais da educação.
No documento, o sindicato destaca que a educação só acontece por meio do trabalho de professores, administrativos, profissionais da limpeza, merendeiras, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e motoristas do transporte escolar. Segundo a entidade, esses trabalhadores são a base do sistema educacional e desempenham papel essencial para o funcionamento das escolas.
Apesar de reconhecer investimentos estruturais, como reformas, ampliações e entrega de kits escolares, o SIMTED ressalta que investir em educação vai além da infraestrutura. Para o sindicato, a valorização deve ocorrer na prática, com salários dignos, condições adequadas de trabalho, ambientes seguros e respeito à saúde física e mental dos servidores.
A nota aponta situações consideradas preocupantes, como salas superlotadas, falta de climatização adequada, escassez de materiais de limpeza, cozinhas improvisadas, ausência de itens básicos de higiene para ADIs e motoristas atuando sem monitores no transporte escolar.
O sindicato também se posicionou contra qualquer forma de terceirização na educação pública, defendendo a convocação de concursados para preenchimento de vagas e a garantia de direitos trabalhistas. “Terceirizar é precarizar o serviço público”, afirma o texto.
Ao encerrar a nota, o SIMTED reafirma o compromisso de acompanhar, dialogar e cobrar medidas que garantam uma educação pública valorizada e profissionais respeitados. O documento é datado de 10 de fevereiro de 2026, em Caarapó.



