PUBLICIDADE

Jogadores do DAC relatam salários atrasados e ameaçam não jogar no domingo

| DOURADOSNEWS / ADRIANO MORETTO


O DAC ocupa atualmente a sexta posição na tabela do Estadual - Crédito: Clara Medeiros/Arquivo/Dourados News

Se dentro de campo a situação do DAC (Dourados Atlético Clube) é complicada diante dos resultados no Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol, fora dele é pior. Atletas afirmam não receber salários desde o início de janeiro e ainda ameaçam não entrar em campo diante do Aquidauana, no próximo domingo (1/3), às 15h, no estádio Douradão. Caso isso realmente aconteça, o único representante de Dourados na Série A, corre o risco de acabar suspenso por dois anos. 

A partida do fim de semana é de extrema importância para o clube continuar na competição, já que atualmente ocupa a sexta posição na tabela, no limite da zona de classificação à próxima fase do Estadual. 

A insatisfação com a direção ficou evidenciada antes e depois da partida diante do Corumbaense, no sábado (21/2), em Corumbá, quando os relatos chegaram ao Dourados News através de pessoas ligadas aos atletas. Na ocasião, os mandantes venceram por 2 a 0.

Segundo fontes ouvidas, os jogadores aguardam um posicionamento da diretoria ainda nesta semana, se isso não acontecer, a possibilidade de não atuarem diante do Aquidauana é grande. 

A campanha do DAC até o momento no Estadual é modesta. 

São oito partidas disputadas até o momento e nove pontos conquistados. O time douradense venceu apenas dois confrontos, empatou três e acabou derrotado em outros três duelos. 

Apesar disso, o Dourados depende apenas de suas próprias forças para se manter vivo na competição. Um triunfo diante do Aquidauana garante a equipe na fase seguinte do Sul-mato-grossense sem precisar torcer por outros resultados.  

Recentemente, o clube demitiu o técnico Ariel Lanzini e o diretor executivo de futebol Filipi Cruz. Para o lugar do primeiro, a diretoria contratou Claudemir Sturion. 

Dentro da programação da comissão técnica, está agendada para 16h desta segunda-feira (23/2), no Centro de Treinamentos do clube, a reapresentação dos atletas. 

Outro lado

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa do DAC para um posicionamento sobre os relatos apresentados, porém, até o momento não obteve respostas. Caso ocorra, o material será editado. 

Entre os questionamentos feitos pela reportagem, as informações buscadas são de como o DAC pretende resolver essa questão e se a diretoria tem alguma reunião agendada com os atletas para tratar sobre a ameaça de não entrar em campo no domingo.

Também não houve contraditório ou negativa em relação aos atrasos. 

Punições 

Caso a hipótese levantada pelos atletas se cumpra e o DAC não consiga colocar uma equipe em campo diante do Aquidauana no domingo, o RGC (Regulamento Geral de Competições) da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) aponta para W.O em favor do adversário. 

Segundo o artigo 96 do RGC, “considera-se W.O. a imposição da perda da partida pelo placar oficial de 3 x 0 (três a zero) ao Clube que der causa à sua não realização, abandono ou não continuidade” do compromisso definido.

Além disso, a equipe pode ser punida por dois anos e retornar em divisões inferiores, conforme explica o parágrafo 1º do artigo 97 do Regulamento Geral de Competições: “Será declarado perdedor por W.O., pelo placar previsto no art. 20, e ficará suspenso da mesma competição, na mesma categoria, pelo período de 2 (dois) anos, independentemente das sanções aplicáveis pelo Tribunal de Justiça Desportiva”.  


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE