PUBLICIDADE

Grupo de Zé Teixeira amplia força política em Caarapó e resultado pode repercutir na disputa de 2028

| CAARAPONEWS


Zé Teixeira teve mais de 3 mil votos na frente do segundo colocado

O resultado das eleições de 4 de outubro reforçou a presença política do grupo do deputado estadual Zé Teixeira (PL) em Caarapó. Com 4.302 votos, o equivalente a 28,7% dos votos válidos, o parlamentar liderou a votação para a Assembleia Legislativa no município, abrindo uma diferença expressiva em relação aos demais candidatos.

O desempenho de Zé Teixeira chama a atenção principalmente pela distância em relação ao segundo colocado, Pedro Kemp (PT), que recebeu 1.282 votos, correspondentes a 8,40%. A diferença foi de 3.020 votos, e o deputado do PL obteve mais de três vezes a votação do adversário.

O resultado fortalece a posição política de Zé Teixeira em Caarapó e amplia o peso de seu grupo nas articulações locais, especialmente diante das movimentações que devem marcar a disputa municipal de 2028.

Votação expõe diferenças entre grupos políticos
A votação também permite observar o desempenho de candidatos ligados a diferentes lideranças políticas do município. Londres Machado, que contou com amplo apoio da administração municipal, recebeu apenas 1.089 votos em Caarapó, ficando na terceira colocação até mesmo atrás do petista Pedro Kemp.

Já Jamilson Name obteve 374 votos, enquanto Gerson Claro recebeu 367. Juntos, os dois somaram apenas 741 votos na disputa estadual no município. A dupla contou com o apoio do secretário municipal de Governo, Odirlei Luiz Longo, o “Pipoca”, que comanda uma das principais pasta do município. 

Os números contrastam com a votação alcançada por Zé Teixeira e evidenciam a diferença entre os desempenhos eleitorais dos candidatos. Enquanto Teixeira ultrapassou a marca de quatro mil votos, os demais nomes citados ficaram abaixo de 1.300 votos individualmente.

Outro destaque foi Gianni Nogueira (PL), que recebeu 1.019 votos em Caarapó, sem apoio de praticamente nenhum agente político, mostrando que o voto ideológico também teve força na disputa. O resultado também compõe o cenário de distribuição dos votos entre os candidatos e as diferentes forças políticas que atuaram na eleição.

Resultado entra no radar para 2028
Com a votação expressiva de Zé Teixeira, o cenário político de Caarapó ganha novos elementos para as articulações visando às próximas eleições municipais. O desempenho do deputado pode ampliar sua capacidade de diálogo com lideranças e aliados, incluindo o ex-prefeito André Nezzi, nas movimentações políticas locais, pois o mesmo participou ativamente da campanha de Zé Teixeira, junto com vereadores, suplentes, assessores e apoiadores ligados ao parlamentar.

Para o grupo da prefeita Maria de Lourdes Portugal, que fatiou a administração e pediu votos para diversos candidatos, os resultados representam um indicador importante para a avaliação de alianças e estratégias nos próximos anos. A votação de candidatos apoiados por integrantes da administração municipal também passa a fazer parte das análises sobre o alcance eleitoral desse grupo.

Embora a eleição estadual não determine o resultado da disputa municipal de 2028, os números registrados em Caarapó oferecem um retrato da distribuição de votos entre os candidatos e podem influenciar as negociações políticas que antecedem a próxima eleição para prefeito e vereadores.

A disputa municipal ainda está distante, mas o desempenho nas urnas já fornece elementos para que lideranças e grupos políticos avaliem sua presença eleitoral, revejam estratégias e articulem alianças para o próximo ciclo.

Prefeita Lurdes com deputado Londres Machado, que teve amplo apoio na administração
Prefeita e secretário de Governo também estiveram apoiando Jamilson Namme

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE