PUBLICIDADE
Caarapó

Artigo "mantenha-se bonita na gravidez": Por Paula Luisa

Confira o artigo da farmacêutica Paula Luisa sobre como se manter bonita na gravidez.

| CAARAPONEWS


  

Plena, bonita e especial - é assim que toda mulher deve se sentir do primeiro ao último dia da gestação. Porém, são nove meses de expectativas, ansiedades, emoções, sendo, sem dúvida, a fase mais divina da vida de uma mulher e também a mais tumultuada. A gestação é uma aventura fantástica, um momento mágico. Porém, algumas mudanças hormonais ocorrem durante a formação e nascimento do bebê, alterações que influenciarão no estado emocional e no organismo como um todo, principalmente na pele. Quem nunca ouviu falar que a gestante fica mais sensível, frágil, chorosa? É verdade, pois tanto as sensações de alegria como as de tristeza se tornam exacerbadas. Segundo especialistas, a alteração no estado emocional é decorrente das mudanças hormonais, que, além do período gestacional, se estendem até o pós-parto. Independente de teorias, a mais importante - e o que ocorre na prática - é que nessa fase a mulher fica sensibilizada, cabendo as pessoas uma maior serenidade e compreensão aquela que carrega consigo um ser em crescimento, um futuro bebê!

Por influência de fatores hormonais e cuidados inadequados, a Pele da gestante pode apresentar acne. Como forma de controlar a acne, a gestante pode usar ativos que controle suavemente a oleosidade e que modulem a atividade sebácea, exacerbada nesse período.

Durante a gestação é comum observarmos o aumento da pigmentação, que ocorre devido à elevação nos níveis de estrogenos. Conseqüentemente, há variações na tonalidade do pigmento melanina, fazendo com que algumas áreas do corpo fiquem mais escuras, como os mamilos, a linha mediana abdominal e a região genital. No período gestacional a pele do rosto apresenta maior facilidade de manchar, causando o chamado melasma ou cloasma. Além do uso de substâncias que auxiliam no clareamento, um importante aliado para minimizar o aparecimento de manchas indesejáveis é a utilização de protetor solar diariamente e evitar a exposição solar prolongada.

Causa de enorme desconforto para as gestantes, as estrias são mais comuns em mulheres de pele branca. Surgem no final da gestação, geralmente na última semana. Para reforçar o processo de regressão das estrias, é importante usar diariamente substâncias promotoras da sintese de colágeno e elastina nas áreas mais propensas, assim como cremes com alto poder de hidratação.

No início da gestação os cabelos costumam ficar mais bonitos e volumosos, mas no final ou, geralmente no quarto ou quinto mês após o parto, acontece queda dos fios, muitas vezes preocupantes e com considerável diminuição do volume. Isso ocorre devido mudanças hormonais próprias da gestação, e pode ser tratados com medicamentos, via oral ou tópicos, para reduzir a queda e estimular o crescimento dos fios.

Hidratação. A hidratação, sobretudo na barriga, seios e nádegas e áreas em que a pele tende a esticar mais, precisa de um cuidado especial durante a gravidez. Nessas regiões é aconselhável usar hidratante pelo menos duas vezes por dia ou substituí-lo por um creme anti estrias, que possui maior poder de penetração. Quando mais cedo iniciar a hidratação, melhor, pois conforme a pele estica, fica mais seca.

Saúde e beleza são essenciais para uma mulher grávida. Cuide das suas para estar melhor preparada para cuidar do seu bebé.  Encare a sua gravidez como a sua altura de brilhar.  Manter-se saudável e bonita durante a gravidez não só é fácil, como também é a melhor coisa que pode fazer por si pelo seu bebê.

 

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE