PUBLICIDADE
Caarapó

Museu de Caarapó é selecionado pelo Minc

O Ministério da Cultura (Minc), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), selecionou o projeto de Caarapó que, com o auxílio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, cria o primeiro museu do município.

| NOTíCAS MS


 

O Ministério da Cultura (Minc), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), selecionou o projeto de Caarapó que, com o auxílio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, cria o primeiro museu do município. O museu será instalado na antiga escola Rui Barbosa e deve contar, por meio de seu acervo, um pouco da história do município, cultivador de erva-mate e região onde habitavam os índios da etnia Guarani-Kaiowá. 

 Com a implantação do museu, o município vai poder oferecer à comunidade seminários e cursos na área de patrimônio, arte e cultura. “A população de Caarapó terá uma ferramenta capaz de sensibilizar e formar opiniões acerca do patrimônio cultural do município, fato que afirma a importância da criação do museu”, explica o especialista em Museologia e gestor de Cultura da FCMS, Caciano Lima.

Segundo a vice-prefeita do município, professora Teresinha Batista, criar o museu histórico em Caarapó é um sonho antigo da população, que quer preservar a memória histórica do município para outras gerações. “Sabemos que, para a criação de um museu, não basta apenas ter vontade, é preciso ter estrutura e condições para o desenvolvimento dessa ação. Nesse momento observamos a existência de pontos favoráveis à história de Caarapó, como o desejo comunitário e a vontade política da administração municipal. O êxito desta aprovação deve-se ao apoio da Fundação de Cultura, UCDB e da aceitação do prefeito Mateus Palma de Farias”, destaca.

           Edital Mais Museus

 Cidades com até 50 mil habitantes e que não possuem museus concorreram com mais de 350 projetos ao edital que prevê apoio à aquisição de equipamentos e mobiliários; elaboração de projetos para execução de obras e serviços; instalação e montagem de exposições; restauração de imóveis; elaboração de projetos museológicos ou museográfico; e benfeitoria em imóveis. Ao todo foram 377 projetos inscritos, sendo cinco de Mato Grosso do Sul.

            Caarapó 

A primeira povoação, chamada de Santa Luzia, atualmente Vila Juti, foi implantada pela Companhia Matte Laranjeira,  como ponto de pouso para tropeiros e ervateiros, em 1927. Nazário de Leon e Manoel Benites fundaram um povoado que é, atualmente, a cidade de Caarapó. Elevada a distrito em 1948, tornou-se município em 20 de dezembro de 1958. O municipio fica a 264 quilômetros da Capital.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE