PUBLICIDADE
Caarapó

M E L – um aliado à sua Saúde. Por Paula Luisa

Confira o artigo da farmacêutica Paula Luisa, sobre a importância do MEL na saúde humana.

| CAARAPONEWS


 

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores. Ele é considerado como um dos alimentos mais completos que existem na natureza. Em sua composição, encontramos além de açúcares, uma quantidade muito grande de vitaminas e sais minerais, além de diversas enzimas. Ao contrário do que muitos imaginam, o mel puro cristaliza, sendo esta uma das garantias de sua pureza.

 

Existem vários tipos de méis, dependendo da espécie de flor de que provém. Os méis apresentam variação de cor, perfume, sabor e densidade entre si, mesmo os coletados de um mesmo tipo de florada.

 

Entre as aplicações terapêuticas dos méis, destacam-se:

 

- Mel de Eucalipto: Têm sabor forte e de cor escura pela concentração de ferro, enxofre, cálcio e magnésio. É expectorante e dilata os brônquios. Combate os efeitos da poluição. Indicado nas tosses e bronquite.

 

- Mel Silvestre: Tem sabor suave. É rico em minerais. Fortificante para crianças, adultos e idosos.

 

- Mel de Laranjeira: Tem sabor muito agradável. Atua como regulador do intestino, além de ser um tranqüilizante natural. Ideal para adoçar, pois tem sabor bastante suave e não altera o sabor dos alimentos.

 

- Mel de Cana: Recomendado para anemia por ser rico em ferro.

 

A PRÓPOLIS é um antibiótico natural produzido pelas abelhas a partir de resinas vegetais e de pólem. As abelhas a utilizam para proteger a colméia de inimigos externos e de contaminação por fungos e bactérias. Ela ainda é considerada um alimento nutritivo, pois contém diversas vitaminas e enzimas. Além de antibiótico, antiinflamatório, cicatrizante e agente antivirótico, a própolis também estimula a imunidade do organismo fortalecendo-o contra infecções e gripes. Externamente, a própolis é utilizada no tratamento de: queimaduras, úlceras e feridas de difícil cicatrização, onde exerce a sua ação analgésica, anti-inflamatória e estimulante da reprodução celular.

 

A Geléia Real é uma substância produzida pelas abelhas operárias a partir do pólem e que serve de alimento para a abelha rainha. Seu poder alimentício é tão grande que esta abelha rainha chega a ser duas vezes maior e três vezes mais pesada que as outras abelhas, além de viver entre 4 e 6 anos, enquanto suas irmãs operárias vivem em média 50 dias. A geléia real pura, em sua forma natural, apresenta uma consistência semi-líquida, gelatinosa, de cor branca levemente amarelada, sabor ácido-amargo.

 

As indicações da geléia real são inúmeras entre as quais esgotamento nervoso, cansaço físico e mental, insônia, impotência, geriatrias, asma, anemia, artrite, arteriosclerose, hipertensão arterial, etc.

 

O pólem é recolhido das flores pelas abelhas que o utilizam para a produção do mel, geléia real e da própolis. É um alimento rico em proteínas, minerais, vitaminas e enzimas e atua em nosso organismo como estabilizador do equilíbrio orgânico.É recomendado para pessoas com "stress", cansaço físico e mental, desinteresse sexual e envelhecimento precoce. Ele revitaliza o organismo como um todo e pode ser usado por crianças, adultos e idosos, pois aumenta nossa resistência imunológica e afasta as doenças.

 

A Farmácia Popular de Manipulação tem disponíveis esses produtos. Para maiores esclarecimento procure um dos nossos farmacêuticos.

Paula Luisa Cusinato Leitão, farmacêutica da Farmácia Popular de Manipulação. Av. Marcelino Pires, 1650 Centro, fone: 3423-8383/8585


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE