PUBLICIDADE
Caarapó

Cobrinha quer Semana da Cultura Afro-Brasileira e Japonesa

O vereador José Carlos Fagundes (PTB) apresentou dois Projetos de Leis dispondo sobre a instituição da Semana Municipal da Cultura Afro-Brasileira e Japonesa no município de Caarapó

| ASSESSORIA


 

O vereador José Carlos Fagundes (PTB) apresentou dois Projetos de Leis dispondo sobre a instituição da Semana Municipal da Cultura Afro-Brasileira e Japonesa, inclusive com previsão de datas comemorativas entre os dias 13 a 20 de novembro, no município de Caarapó, com o objetivo de reviver os efeitos e a luta da raça negra e de 15 a 22 de junho a data comemorativa da Cultura Japonesa.

Em sua justificativa o vereador argumenta que o continente africano caracteriza-se pela diversidade cultural. A história desse continente é rica e está intimamente ligada à história do Brasil. Os africanos trazidos para o nosso país como escravos, entre os séculos XIV e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças e muito mais. Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888).

“Mas temos muito para conhecer da cultura e de lideres negros como Zumbi, que lutou por um ideal digno de uma vida melhor para seu povo”.

Justificando a criação da Semana da Cultura Japonesa o vereador apresentou a história deste povo que no ano de 2008, vai comemorar, aqui no Brasil, 100 anos da imigração japonesa, “Foi em 18 de junho de 1908, que chegou ao porto de Santos Kasato Maru, navio que trouxe 165 famílias de japoneses. A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo”.

Estes dois projetos apresentado pelo vereador encontram-se em tramitação pela Câmara em sua respectiva comissão, onde os membros desta comissão estão apreciando o projeto para emitir os respectivos pareceres.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE