PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Departamento de Meio Ambiente de Caarapó, em parceria com a Escola Municipal Nãndejara Pólo, realizou a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente.

| ASSESSORIA


  

O Departamento de Meio Ambiente de Caarapó,em parceria com a Escola Municipal Nãndejara Pólo, realizou a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente  no último dia cinco no Salão de Reza da Reserva Indígena Te`ýikue. A solenidade serviu ainda como encerramento da Semana Nacional do Meio Ambiente.

De acordo com o geógrafo Aparecido Sério Bereta, da Escola Ñandejara, disse que foram realizadas diversas atividades com os alunos da comunidade indígena, como plantações de mudas, coleta e separação de materiais recicláveis e palestras de conscientização sobre a reutilização do lixo e as doenças que ele pode ocasionar. Bereta disse ainda que, além das atividades desenvolvidas na Reserva Indígena, foram plantadas diversas mudas na nascente do Córrego Acácias I, nas proximidades da região conhecida como Campinho.

Durante a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, foram realizadas apresentações culturais, danças, exposição dos projetos desenvolvidos na comunidade, atividades esportivas, gincanas e sorteios de prêmios. Prestigiaram a solenidade a vice-prefeita Teresinha Batista (PT), o vereador Agripino Benites (PT), o secretário de Educação e Esportes, Ismael Martins Guevara, a secretária de Ação Social, Ivete Gilda de Paula Gimenes, o chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ireu Natal Barros, o coordenador do Projeto Verde em Caarapó, José Rodrigues dos Santos, o geógrafo Aparecido Sergio Bereta, a bióloga Rosalina Pereira de Souza, a diretora da Escola Municipal Ñandejara Pólo, Anari Nantes, e outras autoridades.

O chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ireu Natal Barros, parabenizou a todos que se empenharam  para produzir uma festa tão bonita e de importante significado, não só para a comunidade indígena, mas para a sociedade em geral. “São ações como esta que ainda nos deixam esperançosos e na certeza de que, se juntarmos forças, recuperaremos o ambiente em que vivemos”, disse.

A vice-prefeita Teresinha Batista cumprimentou os integrantes das etnias Guarany/Kaiowá, que apesar do avanço e das tecnologias disponíveis, os índios continuam preservando sua a cultura e seus costumes. Batista comentou ainda sobre a importância que a comunidade indígena tem dado aos programas de políticas públicas. “É por isso que os projetos desenvolvidos naquele local têm dado certo, porque existe uma interação muito forte entre a escola, os pais dos alunos e a comunidade em geral”, finalizou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE