PUBLICIDADE
Caarapó

Alunos de Caarapó recebem Menção Honrosa

Os alunos da rede pública de ensino de Caarapó, classificados na segunda fase da primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano passado, foram recebidos pelo prefeito Mateus Palma de Farias

| DILERMANO ALVES


   Os alunos da rede pública de ensino de Caarapó, classificados na segunda fase da primeira Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada no ano passado, foram recebidos pelo prefeito Mateus Palma de Farias (PR), para a premiação, que consistiu na outorga de Menção Honrosa.  

   A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica da OBMEP. Em Mato Grosso do Sul, está sob a coordenação da professora Elisabete Sousa Freitas, da UFMS/Campo Grande. Conforme a assessora técnica escolar da Rede Estadual de Ensino e coordenadora local, Maria Ivoni Barros, a olimpíada tem como objetivos estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas.

   A Olimpíada é realizada em duas fases, para alunos da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todo o Território Nacional, nas escolas públicas municipais, estaduais e federais.

  Na primeira fase, participam todos os alunos e, na segunda fase, 5% dos alunos aprovados na primeira fase, sob a coordenação de um professor de matemática escolhido pela escola. Através da olimpíada, alunos podem ser premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, bolsa de iniciação científica e certificados de menção honrosa.

   Há também prêmio para professores, município e escola, de acordo com a pontuação de desempenho dos alunos. Em Caarapó, todas as escolas da Rede Pública participaram e foram premiados com Menção Honrosa os alunos Adriana Souza Duarte e Wesley Wrigle da Silva, da E.E. Prof. Joaquim Alfredo Soares Vianna, Caíque Fernando dos Santos, da E.M. Prof. Moacir Franco de Carvalho, Wesley Araújo Rufino, da E.E. Cândido Lemes dos Santos, Luana Kaku Aguiar e Mariana Nascimento Casarin, da E.E. Profª Cleuza Aparecida Vargas Galhardo.

   O prefeito Mateus Palma de Farias parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação e também os professores e diretores das escolas que estavam presentes na solenidade, bem como o secretário municipal de Educação e Esportes, professor Ismael Martins Guevara, e a assessora técnica escolar Maria Ivoni Barros, se colocando sempre à disposição das escolas. “Para nós, é uma grande honra fazer a entrega dos certificados de Menção Honrosa, é sempre um prazer valorizar as questões educacionais no município”, declarou o prefeito. Também prestigiaram a solenidade os profissionais da educação José Roque dos Santos, Airton Carlos Larsen, Rosana Morinigo Guevara, Elizabeth de Oliveira Severo Lins, Sonia Rubim, Ieda Maria Marran Teixeira e Laércio Rissi.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE