PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapoenses tentam manter viva a tradição das festas junina

Famílias e comerciantes tentam manter viva a tradição das festas juninas e julinas em Caarapó

| CAARAPONEWS


 

Por Silmara Diniz

Nos meses de junho e julho acontecem em todo o país as tradicionais festas juninas. O nome da comemoração tem duas derivações: Junina porque acontece na maioria das vezes no mês de junho e também por ser, antigamente, dedicada a São João, chegando a ter sido já chamada de Joanina.

Hoje em dia, as festas juninas homenageiam três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio e têm grande repercussão principalmente na região Nordeste do Brasil, sendo um incentivo para a economia dessa região. Nas festas juninas, tradição é o que não falta, nas quadrilhas, barracas, quentão e comidas típicas, feitas principalmente de milho, devido à época da colheita.

Em Caarapó não é diferente: sete “arraiás” estão registrados nos eventos do CaarapoNews. O mais tradicional deles é a Festa do Quentão, que neste ano teve sua 19ª edição e é promovida pelo Rotary Clube de Caarapó. Exceto a Festa do Quentão, as demais festas todas foram organizadas particularmente, como a da chácara do Zé Elias e a da Preço Leve. As escolas estaduais e municipais também promovem festas, mas apenas para os alunos.

Há alguns anos atrás, as festas juninas mais aguardadas da cidade eram as da Escola Estadual Narciso Menezes, Cleuza Vargas – na época, abertas à cidade - e a da praça pública, realizada pela última vez no ano de 2004, na Praça da Igreja São Francisco, Vila Planalto, com barracas de comidas e bebidas típicas e parque de diversões. A festa, que tinha a participação de toda a família caarapoense, atraía visitantes de toda a região e durava cerca de uma semana.  

Porém, há quatro anos o tradicional evento foi riscado do calendário de eventos do município, o que resultou nas festas particulares realizada por algumas famílias e lojas, na intenção de manter viva a tradição das festas juninas e julinas em nossa cidade.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE