PUBLICIDADE
Caarapó

Fitoterapia a cura natural - Por Paula Luisa

Confira o artigo sobre Fitoterapia a cura natural, escrito pela Farmacêutica Paula Luisa.

| CAARAPONEWS


 

FITOTERAPIA – A CURA NATURAL

 

A história da fitoterapia se confunde com a própria história da medicina e da farmácia. A utilização de plantas com fins medicinais é uma prática milenar e é à base de mais de 50% dos medicamentos utilizados pela a medicina convencional.

Os medicamentos originados de plantas oferecem benefícios nos mais diversos aspectos da saúde humana, afirma a farmacêutica Paula Luisa C. Leitão*. Como exemplos de medicamentos fitetarápicos têm-se:

·   L-theanine: é um aminoácido presente quase exclusivamente na planta Camélia sinensis (chá verde), e tem como propriedades terapêuticas como relaxamento, aumento do aprendizado, melhoria da memória e da saúde mental, apoio ao sistema imunológico, redução do estresse e da ansiedade, entre outros.

·   Ginkgo biloba: foi à primeira planta a brotar após a destruição provocada pela bomba atômica no Japão. O extrato obtido de suas folhas comprovadamente reduz tonturas, refresca a memória, alivia dores nas pernas e nos braços e acaba com o zumbido no ouvido. Esses efeitos são devido à melhoria no aparelho circulatório que os ativos da planta provocam.

·   Faseolamina é extraída da Phaseolus vulgaris, o feijão branco. Essa substância inibe a absorção do amido encontrado nos alimentos. Desta forma ela ajuda no emagrecimento por diminuir a absorção de calorias pelo organismo.

·   Chá branco, entre todos os chás conhecidos, é o que apresenta maior concentração de polifenóis, que é uma substância que combate o envelhecimento. Esse chá também possui propriedades antioxidantes, diuréticas, ajuda a controlar a pressão arterial, estimula a queima calórica, aumenta a imunidade e inibe alguns tipos de câncer.

·   Isoflavona: é extraída da soja (Glycine Max), apresenta semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, presente no organismo. Possui atividade para o tratamento sintomático da menopausa e prevenção de perda óssea, de doença cardíaca e diminuição das taxas de colesterol sanguineo.

·   Coleus foskolii (Colleforin): está indicado nos regimes de emagrecimento ou para pessoas que desejam aumentar a massa magra, como por exemplo, praticantes de esportes. Pode ser usado por animais de competição, pois causa o aumento da massa magra.

·   Cassiolamina é extraído dos frutos da Cássia nomame, é um inibidor da digestão de gorduras, que promove a perda de peso de modo seguro e eficaz. Essa planta possui uma substância que inibe a enzima lipase, responsável pela quebra das moléculas de gordura. Sem a lipase as gorduras não são digeridas, e, portanto não são absorvidas pelo organismo.

·   Citrus Aurantium ou Advantra Z, obtido da laranja amarga, possui componentes que aceleram o metabolismo, promovendo uma maior queima de calorias e, conseqüentemente, dos estoques de gordura, além da queima de gordura a substância da mais energia.

·   5HTP (5 hidroxitriptofano): Extraído do Griffonia simplicifolia, legume originário do oeste da África, favorece a liberação da leptina, hormônio da saciedade. Essa ação é mínima, mas valiosa para quem tem muito apetite e precisa emagrecer, a substância também ajuda a melhor a qualidade do sono e combate os sintomas da TPM.

Todos esses ativos se encontram disponíveis na Farmácia Popular de Manipulação, mas antes de fazer o uso, procure a orientação de seu médico.

*Paula Luisa Cusinato Leitão. Farmacêutica Responsável Farmácia Popular de Manipulação. Av. Marcelino Pires, n.º 1650 Dourados - MS. Fone 67 3423-8383/8585


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE