PUBLICIDADE
Geral

Projeto de escola e Sicredi promove coleta seletiva de lixo

A agência Sicredi de Caarapó e os alunos da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos realizam projeto de coleta seletiva de lixo, o Coopercicla.

| CAARAPONEWS


Por Silmara Diniz

 

A Sicredi Unidade de Caarapó, juntamente com os alunos da escola municipal Cândido Lemes dos Santos, está com um projeto de coleta seletiva de lixo. O projeto denominado Coopercicla, irá distribuir tambores que serão utilizados para separar o lixo doméstico de famílias do Jardim Santa Marta.

A ação de coleta seletiva e reciclagem do lixo é do Programa Cooperjovem, que por três anos manteve o projeto de reciclagem de latas de alumínio, o Cooperlata, também com o apoio do Sicredi de Caarapó. Visando explorar outros materiais recicláveis, o projeto aumentou e passa a envolver a coleta de metal, papel e plásticos.

A iniciativa não é a primeira dos parceiros: os alunos da escola já distribuíram em todas as residências do bairro sacolas para separação do lixo e a cada quinzena passavam para ver os resultados obtidos. Nas casas onde o projeto foi levado a sério, as famílias foram cadastradas e receberão, no próximo mês, 115 tambores para coleta seletiva de papel. “O objetivo é cadastrar todo o Jardim Santa Marta”, disse o gerente da agência Sicredi de Caarapó.

Segundo o projeto elaborado pela Escola Cândido Lemes, o problema do lixo é a grande produção, muitas vezes em conseqüência do desperdício e esse projeto visa, além da reciclagem, a conscientização para mudanças de hábito nesse sentido.

O Sicredi presta assessoria e promove gincanas para os professores e alunos sobre cooperativismo e patrocina o projeto, mas o retorno educacional, social e financeiro – com a venda do material reciclável – fica com a escola. Os tambores foram doados por uma empresa conceituada, que ensinou aos cooperativistas como reutilizá-los.

 

 

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE