PUBLICIDADE
Caarapó

Branco ou verde: qual o melhor chá? - Por Paula Luisa

Confira o artigo sobre chá branco e verde, escrito pela farmacêutica Paula Luisa e descubra qual o melhor para perda de peso.

| CAARAPONEWS


 

Há quem acredite que o chá branco emagreça mais do que o chá verde. Extraídas da mesma erva Camellia sinensis, as duas bebidas, no entanto, têm efeito similar na perda de peso. Especialistas afirmam que a grande vantagem do chá branco está em seu forte potencial diurético e antioxidante, que o coloca um passo a frente do chá verde em ganho de qualidade de vida.

Segundo a farmacêutica Paula Luisa*, da Farmácia Popular de Manipulação, os dois chás contribuem para o emagrecimento por possuírem uma substância termogênica similar à cafeína que ativa o metabolismo, acelerando a queima de calorias. Mas os especialistas alertam que nenhum dos dois faz milagre.

Para que a bebida tenha efeito, são necessárias três xícaras (200ml) por dia. Ainda assim, os chás serão apenas aliados da sua dieta. Exercícios físicos regulares e um cardápio equilibrado são fundamentais para que se perca peso com saúde.

Mas, afinal, por que o chá branco tem sido eleito o "queridinho" de quem quer manter a boa forma? Mais diurético do que o verde, esse chá tem grande capacidade de reduzir o inchaço. "Assim, há uma sensação de perda de peso, quando, na verdade, o organismo apenas eliminou líquido”, comenta a Farmacêutica Paula Luisa. Além disso, o branco tem um sabor mais adocicado e agradável ao paladar.

A maior vantagem de todas, porém, é seu poder antioxidante. Ao contrário do chá verde, o chá branco é colhido ainda broto, dispensando etapas durante o processamento que eliminam parte dos antioxidantes naturais.

A erva mantém, então, seu alto teor de flavonóides, que auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelas doenças degenerativas. "O chá branco tem um efeito antioxidante maior do que o chá verde, que sofre uma pequena oxidação quando exposto ao vapor no momento da colheita e preparo", explica Paula

Benefícios compravados:

·        Auxilia na digestão;

·        É diurético;

·        Previne cáries;

·        Previne o envelhecimento precoce e doenças degenerativas;

·        Previne problemas cardiovasculares;

·        Protege a pele dos efeitos nocivos do sol;

·        Tem ação termogênica - o que acelera o metabolismo.

Mas existe um alerta para o perigo do consumo exagerado, especialmente no caso de pessoas com tendência à pressão baixa. O chá em excesso tem a capacidade de baixar a pressão arterial, provocando sonolência. Antes de abusar do uso dos chás, procure um profissional para lhe orientar melhor.

*Paula Luisa Cusinato Leitão. Farmacêutica Responsável Farmácia Popular de Manipulação. Av. Marcelino Pires, n.º 1650 Dourados - MS. Fone 67 3423-8383/8585

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE