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Nutrição na Atividade Fisíca - Por Paula Luisa

Confira o artigo Nutrição na Atividade Fisíca escrito pela farmacêutica Paula Luisa.

| CAARAPONEWS


 

Se você prática esportes regularmente ou faz musculação, sabe da necessidade de uma boa alimentação para ter um bom desempenho em suas atividades físicas. Porém, nem sempre a dieta alimentar, é suficiente para suprir as necessidades do seu corpo. É aí que entram os suplementos alimentares, para suprir a falta de determinados elementos em sua alimentação.

 

Os suplementos fornecem ao organismo substâncias que, nas refeições, não são ingeridas em quantidade suficiente a ponto de promover ganhos significativos de energia ou massa muscular.

 

WHEY PROTEIN: proteína extraída do soro do leite é encontrada em pó em diversos sabores. É o suplemento ideal para quem malha pesado, pois a proteína alimenta os músculos e evita que o corpo queima massa muscular ao repor a energia gasta no treino (catabolismo).

 

ALBUMINA: é a proteína da clara do ovo. É uma proteína de alto valor nutritivo que fornece nutrientes essenciais para o ganho muscular e a recuperação pós-treino.

BARRAS DE PROTEÍNAS: são alimentos enriquecidos com proteínas animais e vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, contribuem para o crescimento dos músculos. Evitam a fadiga pós-treino e a perda de massa provocada pelo catabolismo.

 

BCAA: é a abreviatura de aminoácidos de cadeia ramificada, é a combinação de três aminoácidos: leucina, valina e isoleucina. O BCAA estimula o crescimento muscular, contribui para o aumento de força e evita o catabolismo.

 

AMINOÁCIDOS LÍQUIDOS: são nutrientes obtidos pela quebra da molécula de proteína em pequenas partículas, que são mais facilmente digeridos pelo organismo, favorecendo o crescimento e a recuperação muscular depois da malhação.

 

CREATINA: Substância produzida pelo organismo, também encontrada na carne vermelha. A creatina age no corpo saturando os músculos com o nutriente, dando combustível para força e ganho muscular.

 

MALTODEXTRINA: Carboidrato vindo do amido de milho. A substância repõe a energia gasta durante a atividade física, melhorando o desempenho e retardando a fadiga. Como a maltodextrina é facilmente assimilada pelo organismo e metabolizada de maneira lenta e constante, seu consumo proporciona um gás extra para a prática de esportes como futebol e corrida.

 

HIPERCALÓRICOS: Suplemento com alta concentração de carboidratos e proteínas e baixo índice de gorduras, acrescido de vitaminas e sais minerais. Indicado principalmente para quem quer manter massa corporal magra ou pratica esportes de alta intensidade. Os carboidratos fornecem energia para o exercício, e as proteínas e evitam que o corpo “queime” os músculos após o treino.

 

CLA: sigla do ácido linoléico conjugado, encontrado em laticínios, carnes e óleos vegetais. Estudos mostram que o ácido graxo CLA acelera o metabolismo e desempenha importante papel no bloqueio do processo de síntese e armazenamento de gordura. Assim, a substância obriga o corpo a utilizar a gordura acumulada como combustível para a atividade física, tanto em exercícios anaeróbicos, como a musculação, quanto em aeróbicos.

 

L-CARNITINA: substância produzida pelo corpo, também é disponível em produtos de origem animal. A l-carnitina reduz o acúmulo de gordura corporal.

            * A Farmácia Popular de Manipulação tem disponíveis esses produtos. Para maiores esclarecimento procure seu médico.

Paula Luisa Cusinato Leitão, farmacêutica da Farmácia Popular de Manipulação. Av. Marcelino Pires, 1650 Centro, fone: 3423-8383/8585


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