PUBLICIDADE
Caarapó

Coluna Fatos & Boatos - Por André Nezzi

Confira a coluna Fatos & Boatos escrita pelo diretor do CaarapoNews, André Nezzi.

| CAARAPONEWS


 

Acelerando

Em Caarapó a campanha eleitoral começa a ficar em um ritmo mais acelerado e deve aumentar ainda mais nos próximos dias. As Kombis, com som e músicas dos candidatos já tomam as ruas da cidade, cabos eleitorais já distribuem santinhos e panfletos e os “acertos” já acontecem a rodo.

Estratégias

O candidato a reeleição Mateus Palma (PR), já mandou carta a população dizendo que não poderá realizar visitas individuais a todos, mas que estará presente em cada bairro através de reuniões. Mario Duran (PDT) trabalha ao inverso de Mateus, visitando casa por casa nos bairros. Gino Machado (PSOL) tem sido visto muito pouco nos últimos dias, porém, às vezes ele aparece com sua magrela pedindo votos nos bairros carentes do município.

Por falar em Gino

O candidato a prefeito pelo PSOL, Gino Machado, já tem um novo vice, depois da desistência de Arnaldo Francisco, o partido registrou o comerciante Augustinho Cariaga, como novo postulante. Resta saber se o mesmo está sabendo?

Gino II

Candidato do PSOL, Gino Machado, estava atrás de máquina fotográfica dias desse. Segundo o mesmo, ele queria fotografar funcionários públicos dirigindo Kombi de campanha eleitoral de candidato em horário de serviço.

Ciumeira

Candidato a vereador que busca a reeleição está causando ciumeira geral entre seus adversários, até mesmo, entre os de sua chapa. Segundo um outro candidato, o rapaz estaria de canhão enquanto os demais estariam de estilingue. Pessoas ligadas ao candidato, o defende, dizendo que quem trabalhou direito é sempre muito bem lembrado.

Eleições limpa I

O clima esquentou durante audiência realizada na Câmara Municipal de Caarapó na noite da última segunda-feira (25), onde o tema era “Eleições limpas” e “O que você tem a ver com a corrupção”. Algumas pessoas acusaram sem citar nomes alguns candidatos que segundo eles vêem extrapolando nos gastos e nos “acertos”. Alguns saíram de fininho quando perceberam a batata esquentando.

Eleições limpas II

Apesar de algumas discussões e troca de acusações mais acaloradas, o juiz eleitoral Fernando Chemin Cury considerou bastante positiva a audiência. Ele comentou que a Justiça Eleitoral em Caarapó está cumprindo o papel de aproximação com a sociedade.

Forçado

Funcionários públicos andam reclamando que estão forçando a barra para que eles coloquem adesivos de determinados candidatos, muitas vezes nem forçam, chegam e colam sem autorização.

Denúncia

Se você, caro leitor, é servidor público, leia este alerta: não comprometa a prestação do serviço público e o cargo que você ocupa. Tem mais: você também não poderá sofrer coação de seu superior hierárquico para beneficiar candidato nestas eleições. Neste caso, você tem a obrigação de comunicar a Justiça Eleitoral para não ser conivente com a prática criminosa.

Programa eleitoral no rádio

De acordo com enquete do site CaarapoNews, eleitor não está muito aí para os programas eleitorais no radio, embora eles sejam importantes para a campanha.76.86% disseram que não irão perder tempo ouvindo os programas, 13.22% disseram que vão ouvir as vezes.E apenas 9.92% disseram que vão ouvir sempre.

Mais enquete

Ainda sobre enquetes realizadas no Caaraponews, 46.22% dos leitores disseram que já tem candidato a prefeito e a vereador definido. 21.01% disseram já ter apenas prefeito definido. 17.09% prometem não votar em ninguém. 12.04% disseram não terem definido nada ainda e 3.64% disseram ter escolhido apenas vereador até agora.

Discursos I

Ao contrario do que se imaginava, durante os discursos dos candidatos a prefeito Mario Duran e Mateus Palma nas reuniões que ambos vêm realizando nos bairros do município, o atual prefeito Mateus é quem tem atacado os adversários, inclusive os chamando de desocupados.

Discursos II

Já Duran em seu discurso no bairro Santo Antonio, não citou o nome do adversário, e apenas se apegou a suas propostas de trabalho.

Discurso III

O único que respondeu as declarações do atual prefeito foi o candidato a vereador Oscar centurião (PDT), que disse: “como pode um senhor aposentando em sua profissão, que mesmo assim presta diversos serviços a entidades como Rotary, Cema e outros, ser chamado de desocupado, acho que o rapaz do outro lado tem que trabalhar mais uns 20 anos para conseguir igualar os serviços prestados por Mario Duran à sociedade caarapoense”.

Nepotismo

Publicada na edição do último dia (29) do Diário Oficial da União, a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a contratação de parentes até terceiro grau nos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. O documento proíbe até o nepotismo cruzado, quando familiares de um agente público são empregados por outro com a respectiva contrapartida. Com essa medida cabeças devem rolar em um dos poderes em Caarapó

Mané

O vereador Manézinho (DEM), candidato a reeleição, esteve conversando conosco nos últimos dias. No melhor estilo falar mais e ouvir menos, o nobre vereador reconhece as dificuldades de campanha e entende que a coisa está meio embolada. Mas ele é um candidato que tem redutos fortes na cidade tanto que busca o terceiro mandato.

Separados no nascimento

Dias desse um dos fotógrafos do CaarapoNews, Jair de Brito, o Lindinho como é conhecido, ficou “faceiro”, quando ouviu de um certo deputado que ele era a cara do prefeito Mateus Palma de Farias. Essa não foi a primeira vez que ele ouviu esse tipo de comparação, aliás, desde que ouviu a primeira, ele nunca mais fez a barba para ficar ainda mais parecido com o "homi". Vai entender.

Pesquisa

Até agora nenhuma pesquisa foi divulgada por nenhum dos lados, a única coisa que se sabe são boatos de ambas as partes. Se bem que levando em consideração as pesquisas que eram divulgadas na eleição passada é bom nem divulgarem mesmo, pois sempre o que encomenda aparece na frente, com números bem superiores as realidades das urnas depois.

Minudentes

Joãozinho foi comprar frutas na mercearia do Sr. Joaquim e só teria encontrado 74 batatas, 15 laranjas e 2 maçãs.

Minudentes 2

Aí Mariazinha não se contentou e foi em outro estabelecimento e pediu 55 batatinhas, 35 laranjinhas e 2 maçãzinhas.

Ninguém quer

Na aldeia indígena, a briga dos cabos eleitorais dos dois candidatos na reserva é para tentar convencer o eleitor de que não estão ao lado do deputado estadual Zé Teixeira (DEM), "persona non grata" por lá. Um joga para o outro, mas tem um que está mentindo. Coisa feia.

Ética

Tem gente ancorada em um triunvirato de interesses e a cada esquina se vê obrigado a trocar de camisa. São as multifaces de uma campanha na terra da raiz de erva mate....

Frase da semana

"Quem vive de museu é passado" - Bin no onibús do Luizão rumo a Unigran


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE