PUBLICIDADE
Caarapó

“Dia do gaúcho” foi comemorado em Caarapó

"Dia do gaúcho" foi comemorado no final de semana em Caarapó.

| CAARAPONEWS


 

Por André Nezzi

Os homens, trajados em suas bombachas, as mulheres, ou, "prendas" em seus vestidos ao som de vaneira, vaneirão, chamamé comendo o famoso costelão e tomando chopp. Assim foi a comemoração do Dia do Gaúcho, no último sábado (20), nas dependências da Agrícola Urtigão em Caarapó.

O dia 20 de setembro foi escolhido como “O dia do gaucho”, pois marca o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Neste conflito, revolucionários do Rio Grande do Sul insurgiram-se contra o governo imperial do Brasil no período que compreende os anos de 1835 a 1845.

O Rio Grande do Sul foi um dos quatros estados (junto com Minas Gerais, Paraná e São Paulo) a contribuir com o fluxo migratório que em 60 anos aumentou a população do Mato Grosso do Sul em dez vezes. Uma destas pessoas foi Olavo Caneppele que há cerca de 20 anos deixou o Rio Grande do Sul e veio para Caarapó. “A cidade nos acolheu muito bem e o estado é muito promissor”, responde Caneppele sobre a vida no município.

Não apenas este grande contingente de pessoas, mas seu apreço por suas tradições influenciaram a formação cultural do MS. Nas cidades onde as colônias gaúchas se fixam elas fundam Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs,  responsável por perpetuar os costumes dos pampas. Em Caarapó após uma fusão, foi criado o Harmonia CTG, clube ao qual a colônia gaúcha local freqüenta, juntamente com os demais moradores associados da cidade.

Segundo Olavo, que é proprietário da Agrícola Urtigão e presidente do Harmonia CTG, o evento deste ano foi organizado em cima da hora, apenas para não deixar a data passar em branco no município. Caneppele disse que para o ano que vem, pretende realizar as comemorações da semana Farroupilha no Harmonia CTG, com uma extensa programação. “Esse ano a intenção foi não deixar passar em branco essa importante data para nós, mas no ano que vem pretendemos organizar um grandioso evento para comemorar a semana farroupilha”, afirmou.

As comemorações dos gaúchos em Caarapó tiveram início na manhã de sábado e se estendeu durante todo o dia. A fé e a esperança de que através da cultura e da tradição, sejam preservadas as raízes dos bons costumes que desenvolveram as famílias, foram celebrada em uma missa crioula no salão paroquial da Igreja Matriz no domingo à noite.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE