PUBLICIDADE
Caarapó

Juiz Eleitoral de Caarapó baixou portaria para as eleições

O Juiz da 28ª Zona Eleitoral de Caarapó, Dr. Fernando Chemin Cury, baixou a Portaria nº 11/2008, detalhando regras sobre o que é permitido e o que é proibido no dia da eleição


 

O juiz da 28ª Zona Eleitoral de Caarapó, Fernando Chemin Cury, baixou uma portaria impedindo a entrada nos colégios eleitorais de qualquer pessoa que não vá trabalhar na eleição como convocado pela Justiça Eleitoral ou como fiscal de partido ou coligação, ou que não vá votar ou justificar o voto. A única exceção é para acompanhantes de idosos ou de deficientes que necessitem de auxílio para a votação.

A intenção é evitar a boca-de-urna. “A minha preocupação com a portaria foi de esclarecer o que pode e o que não pode para o eleitor e para o candidato. A diferença está com relação a entrada nos colégios eleitorais. Eu tomei um procedimento legal para impedir a boca-de-urna”, afirma. “É preciso evitar ao máximo esse tipo de prática”, acrescenta.

A portaria determina que o eleitor deverá se apresentar ao auxiliar da Justiça Eleitoral no portão de entrada do colégio de votação e apresentar o título eleitoral ou um documento com foto, “sob pena de não ser autorizada a sua entrada”.Além disso, a determinação é de que após a votação ou entrega da justificativa, o eleitor deverá, “imediatamente”, sair do colégio eleitoral, sob pena de prisão por crime de desobediência eleitoral.

O juiz também proibiu os fiscais dos partidos ou coligações de conversar com eleitores, dar orientação e instrução de votação ou permanecer fora da respectiva sessão eleitoral. Quem desrespeitar a norma também poderá ser preso por desobediência.

Fernando Chemin Cury proibiu ainda que carros com adesivo ou qualquer outro tipo de propaganda eleitoral de candidatos fiquem estacionados a menos de 50 metros dos colégios eleitorais. Os veículos poderão ser encaminhados ao pátio das Polícias Militar ou Civil e serão liberados somente após o término da votação. Confira a portaria completa no link abaixo:

https://www.caaraponews.com.br/canal.php?categ=1&topic=24&idc=45827

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE