PUBLICIDADE
Caarapó

Coluna Fatos & Boatos - Por André Nezzi

Confira a Coluna Fatos & Boatos dessa semana, escrita pelo diretor do CaarapoNews, André Nezzi.

| CAARAPONEWS


 

Sem novidades

Como já era esperado, o prefeito Mateus Palma de Farias (PR) foi reeleito para mais 4 anos de mandatos com uma grande votação (mais de 77% dos votos válidos).

Discurso 1

Durante discurso as emissoras de rádio, ainda na frente do cartório eleitoral no dia da eleição, Mateus demonstrou ter ficado bastante irritado com as criticas que recebeu da oposição durante a campanha.

Discurso 2

Mateus mais falou sobre seus adversários do que propriamente sobre seu plano de governo para os próximos 4 anos. O prefeito reeleito disse também que as pesquisas não mentiram os números, mas o surpreendeu, devido à grande diferença percentual. O prefeito reeleito agradeceu aos eleitores de Caarapó, ressaltando que, “o sonho está se realizando, o sonho é verdadeiro e vai se realizar”.

Oposição

A oposição apesar de decepcionada encarou com naturalidade a derrota e disseram que pouco podiam fazer com os recursos que tiveram para a campanha. Mário Duran chamou de heróis os 2.802 eleitores que enfrentaram a maquina. Kem disse que os 22% dos votos recebidos mostraram que a pesquisa teria mentido, pois apontava que o grupo tiraria 13% dos votos, quase 9% a menos da realidade e que isso influenciou o eleitor fazendo com que o grupo perdesse pelo menos de 8 a 10% de votos na última semana.

Oposição da oposição

Já Ecologino (PSOL), após os resultados nas urnas, teria dito a amigos que havia desistido da campanha 10 dias antes (Sei). Ele confidenciou ainda que seu projeto agora será para 2012.

Legislativo

Se no executivo não teve disputa acirrada, no legislativo o bicho literalmente pegou. Dos 7 vereadores que disputavam a reeleição cinco voltaram e dois (Cobrinha e Claudinho) não conseguiram se reeleger.

Surpreenderam

As grandes surpresas na disputa para vereador foram o professor e radialista Edson “Pontinha” (PT), que surpreendeu muita gente e garantiu uma vaga na Câmara, e também a votação do vereador reeleito Manézinho (DEM), com mais de 900 votos. No caso de Manézinho o que surpreendeu foi a expressiva votação e não a sua reeleição.

Reis do voto

Dois vereadores ao qual já era esperado uma grande votação, mas que superaram quaisquer expectativas foram Cido Santos (PR) com seus mais de 1.300 votos, se tornando o mais votado da história do município e Mário Valério (PR) que demonstrou mais uma vez ser um fenômeno de votos com seus mais de 1.100. Aliás, dizem por ai que Valério pode estar trocando o PR pelo PSDB. Outro que estaria migrando para o ninho tucano é Sérgio Sacoman (PP) que também conseguiu mais uma reeleição.

Decepcionaram

A maior decepção entre os candidatos a vereador sem dúvidas foi a do atual vereador Cobrinha (PTB), que tirou apenas 304 votos, ficando bem longe dos candidatos eleitos. Outro que apesar de obter uma boa votação, não conseguiu chegar, foi o atual vereador Claudio Gedro (DEM).

Fatos & Boatos avisou

Em meados do ano passado escrevemos aqui em nossa coluna, que o que se ouvia nas rodinhas de politiqueiros era de que dos atuais vereadores, Claudinho (DEM) e Cobrinha (PTB) seriam os que teriam mais dificuldades para se reeleger. Na época ambos ficaram chateados com a coluna e disseram que estávamos equivocados. Pois bem, a eleição foi realizada e justamente os dois ficaram de fora.

 

Fortalecidos

Os partidos que saíram mais fortalecido dessa disputa foram o PR e o PT que terão 2 vereadores cada. O que mais enfraqueceu foi o DEM, que de três, passou a ter apenas um vereador assim como PP, PMN, PRB e PMDB.

Presidência

A disputa agora fica por conta de quem será o presidente da Câmara Municipal para os próximos 2 anos. Cinco vereadores já manifestaram interesse, Manézinho (DEM), Sergio Sacoman (PP), Mário Valério (PR), Odair Bortoloti (PMN) e o atual presidente Cido Santos (PR) recordista de votos nas eleições.

Presidência 2

Dois vereadores são apontados como os favoritos para ocupar o cargo, o atual presidente Cido Santos (PR) e Manézinho (DEM) que disse não abrir mão da presidência. O clima promete esquentar.

Presidência 3

Para entender o jogo da eleição para a mesa diretora da Câmara é preciso, primeiro, compreender os interesses que estão por trás...

Presidência IV

Nessa composição sempre há o interesse por cargos na Câmara. Há interesses em cargos de confiança, além de uma verba para cada vereador para ser usada na contratação de pessoal para o gabinete. Por isso, quem articular melhor a partir de agora será o presidente.

Prefeitáveis 2012

Nem bem acabou as eleições deste ano e já se ouve burburinhos pela cidade sobre possíveis candidatos a suceder Mateus Palma (PR) ao final de seu mandato. Alguns nomes já declararam interesse, outros são apenas especulações. O presidente da Câmara, Cido Santos (PR), confidenciou ao CaarapoNews que pretende ser candidato, Odair Bortoloti (PMN) também já se lançou candidato tanto a deputado estadual como a prefeito em 2012, durante discurso na Câmara Municipal.

Especulações

Outros nomes que são cogitados pelas ruas da cidade são dos empresários Leônidas Moreno e Martins Flores. Também ouvimos burburinhos de que o filho do ex-prefeito Guaracy Boschiglia, Guaracy Júnior, seria um possível candidato. Quem viver verá.

Frase da semana

"O Brasil tem os burocratas mais religiosos do mundo. Nunca assinam um contrato, sem antes pedir um terço".

 

Por enquanto é só, a semana que vem estaremos de volta com a nossa coluna, se você sabe de alguma fofoca, quer elogiar, criticar ou não concorda com algo escrito nessa matéria mande um e-mail para Caaraponews@hotmail.com (André Nezzi).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE