PUBLICIDADE
Agronegocios

Crise da Cooagri pode afetar armazenamentos de grãos

| CAMPO GRANDE NEWS


 

A crise da Cooagri (Cooperativa Agropecuária e Industrial), que reponde por 6% da capacidade fixa de armazenamento da safra de grãos no Estado, já preocupa a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Segundo o superintendente da Conab/MS, Sérgio Rios, a cooperativa tem capacidade para abrigar 400 mil toneladas, porém, levando em consideração, a entrada e retirada de grãos, a Cooagri pode armazenar até 1 milhão de tonelada.

No Estado, a capacidade total de armazenamento é estimada em 6 milhões de toneladas de grãos. “Considerando que a Cooagri está na região Centro-Sul, o total é bastante significativo”, assegura Sérgio Rios. A soja está em fase de plantio para ser colhida em 2009.

De acordo com ele, há indicativos fortes de que a safra do próximo ano permaneça mais tempo armazenada. “Nos últimos anos, Mato Groso do Sul comercializava antecipadamente de 30% a 35% da soja. O percentual agora está em 9%”, salienta.

O preço do grão no mercado futuro também sinaliza que a safra 2008/2009 terá comercialização mais lenta. Segundo Sérgio Rios, a Conab divulga em novembro uma nova estimativa da safra. Por hora, os levantamentos apontam que apesar da previsão da queda de produtividade devido ao menor uso de insumos, a produção deve ser a mesma ou crescer um pouco em relação à última safra.

A Cooagri está em processo de negociação com quatro grupos interessados na compra da cooperativa.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE