PUBLICIDADE
Caarapó

ProJovem de Caarapó visita Projeto em Dourados

Os integrantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens de Caarapó (ProJovem) visitaram o Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

| ASSESSORIA


 

Os integrantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens de Caarapó (ProJovem) visitaram o  Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). A visita aconteceu no último dia 31, por ocasião da realização da Uniarte - Exposição de Trabalhos Artísticos. Os alunos foram acompanhados pelas orientadoras e facilitadoras sociais.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Cristina dos Santos Fonseca, a visita teve como finalidade desenvolver nos jovens o tema  Juventude e Cultura. “Infelizmente, o termo cultura ainda está muito restrito na mente dos nossos jovens. Esta visita veio mostrar as diferentes áreas que a cultura abrange”, disse.

Os integrantes do ProJovem foram recepcionados pelos acadêmicos do Curso de Artes, que os conduziram aos  locais onde os trabalhos estavam expostos, com as devidas  orientações sobre a exposição. Os alunos puderam assistir também a um grande show de acrobacias e enterradas dos Ginasloucos, grupo de acadêmicos do curso de Educação Física da Unigran, que realizam jogadas de basquete aliadas a acrobacias.

De acordo com a secretária de Ação Social, Ivete Gilda de Paula Gimenes, o projeto atende hoje 75 jovens, com atividades todas as tardes de segunda a sexta-feira, no Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente, das 13h30 às 16h15. As atividades são conduzidas pelas orientadoras sociais Márcia Cristina dos Santos Fonseca e Jovania Maran Furtado, as facilitadoras Maria Mota Montanher e Rosangela Marislei Fernandes. Já no esporte e lazer, o atendimento é feito pela facilitadora Cíntia Esteves Croider.

Gimenes disse ainda que objetivo do projeto é complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e ainda criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. “E uma das coisas que têm colaborado com o bom andamento do projeto, é que as atividades constituem em encontros e oficinas desenvolvidas em horários alternados à escola”, argumentou.

O ProJovem é um projeto do governo federal em parceria com as prefeituras. Em Caarapó, é  desenvolvido pela Secretaria de Ação Social. O projeto atende jovens com faixa etária de 15 a 17 anos. O programa é considerado também como um serviço socioeducativo de convívio de assistência social, que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Ainda em Dourados, os integrantes do ProJovem conheceram  o Parque dos Ipês, cartão postal da cidade.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE