PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó realiza campanha de combate a dengue

Setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Caarapó está concluindo as atividades de mobilização social da campanha de combate à dengue no Município.

| ASSESSORIA


 

Setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Caarapó está concluindo as atividades de mobilização social da campanha de combate à dengue no Município. As ações são referentes à Semana Nacional de Combate à Dengue, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

 

Foram intensificadas as visitas domiciliares e realizadas reuniões educativas, visando alertar a população para os perigos da dengue e a forma de evitar a proliferação do mosquito Aedesaegypti, transmissor da doença.

 

O coordenador do Setor de Controle de Vetores, Ivo Benites, diz estar preocupado com o problema. “Em Caarapó, as estatísticas indicam que o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, no mês de outubro de 2008, atingiu o patamar de 0,97%, e que as condições climáticas atuais favorecem a proliferação do referido inseto e 60 % dos focos estão sendo encontrados em utensílios de uso domésticos os quais dependem inteiramente dos cuidados dos proprietários ou responsáveis pelos imóveis”, informou. “O índice de infestação acima de 1% não é considerado estável, havendo riscos de ocorrências de casos de dengue no município”, observou.

 

O Setor de Controle de Vetores conta com nove agentes de saúde, que atuam especificamente no combate à dengue. Há também agentes comunitários de saúde, pertencentes aos Programas de Saúde da Família, em quatro núcleos existentes na sede do município e nas Unidades de Saúde dos Distritos de Nova América, Cristalina e Aldeia Indígena.

 

O secretário municipal de Saúde, Paulo Cesar Gonçalves, ressalta que “as unidades de saúde contam com profissionais em número suficiente e capacitados para atendimento aos pacientes, portanto, ao sentir os sintomas semelhantes aos da dengue, procurem atendimento médico imediatamente”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE