PUBLICIDADE
Caarapó

Índios escolheram novo capitão da aldeia no último sábado

Os indígenas residentes na aldeia Te'ykuê, em Caarapó, realizaram no último sábado (03), eleições para escolherem o noco capitão da comunidade.

| CAARAPONEWS


 

Por Silmara Diniz 

Os indígenas residentes na aldeia Te’ykuê, que fica localizada a cerca de 12 km do perímetro urbano da cidade de Caarapó, realizaram no último sábado (03), eleições para escolherem o novo capitão da reserva que conta hoje com aproximadamente 5 mil índios. Cinco nomes disputaram a liderança: Zenildo Isnarde, João Goular, Norivaldo Mendes, João Verá e Silvio Paulo.

A votação, que teve início às 8h da manhã e se prolongou até as 16h, elegeu Norivaldo Mendes, mais conhecido como Simão, como novo capitão da aldeia. Simão obteve 141 votos, enquanto o segundo mais votado, Zenildo Isnarde, obteve 92 votos. Zenildo é o antigo capitão e esteve desempenhando essa função pelos dois últimos anos.

O novo capitão será empossado ainda nesta semana, em um mandato diferente: as eleições, neste caso, não têm data e período certos de mandato. Após o término da apuração, o novo capitão acompanhado do ex-vereador indígena Agripino Benitez e do atual vereador, também de origem indígena, Otoniel Ricardo (PT), revelou a reportagem do CaarapoNews, que fez a cobertura das eleições na reserva, suas metas a frente da comunidade: “Vou me empenhar para melhorar a qualidade de vida do meu povo. Trazer recursos e principalmente tentar diminuir a violência por aqui”, afirmou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE