PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó conta com grupo de Alcoólicos Anônimos

Caarapó conta com grupo de alcoólicos anônimos, que se reúnem todas as quartas-feiras.

| CAARAPONEWS


 

Por Silmara Diniz

Alguma vez você já parou para analisar a diferença entre as palavras alcoólatra e alcoólico? Ambas ligadas ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, há quem diga que a primeira palavra se refira à ingestão do álcool como um ato de adoração e a segunda ao indivíduo doente, que abusa das bebidas porque simplesmente não consegue se controlar e beber socialmente.

Para os alcoólicos já existe, há quase um ano em Caarapó, o grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos, apadrinhado por um dos grupos de AA da cidade de Amambaí. Na região também existem grupos nas cidades de Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Ponta Porã.

O grupo Esperança já tem a participação de sete membros, que para se tornarem tais seguem um único requisito: o desejo de parar de beber. Para os não-alcoólicos, é permitido participar das reuniões como amigos de AA. O método para recuperação do alcoolismo, conforme a própria política de AA, é a ajuda mútua, através do compartilhamento de experiências de vida semelhantes e da busca da sobriedade todos os dias.

Segundo H. O. (57), membro do CIP (Comitê de Informações ao Público) em Amambaí, o alcoolismo “é uma doença física, mental e, para nós do AA, também espiritual”. Ainda segundo ele, “o alcoólico existe em qualquer lugar. O AA não é a solução do problema, mas é uma das soluções”.

H. O. frequenta o AA há vinte anos e a cada reunião revela uma história dentre muitas dos 26 anos na dependência do álcool. Como outros membros do AA, H. comemora cada dia de sobriedade e trabalha para que todos os membros de AA carreguem esta mesma vitória. H. relata que cada vez mais os jovens comparecem às reuniões, citando o exemplo de um colega de AA que procurou a irmandade aos 19 anos de idade.

O responsável por trazer o grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos para Caarapó, Blaudecir Nunes de Oliveira (46), salienta a necessidade de todos assistirem às reuniões: “A comunidade precisa visitar o AA”, diz. H. completa: “Não existe reunião sem vocês, sem a comunidade, sem estas pessoas presentes aqui”.

Os Alcoólicos Anônimos existem em mais de 150 países e de acordo com o site oficial, 120 mil membros estão só no Brasil, distribuídos em mais de 4 mil grupos. O grupo Esperança de Alcoólicos Anônimos de Caarapó tem reuniões todas as quartas-feiras, às 19h30 e fica localizado na rua Dr. Coutinho, em frente ao Sal Minuano. Para maiores informações, o telefone de contato é 3453-2633.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE