PUBLICIDADE
Caarapó

Violência mata quase duas pessoas por dia em MS

| TV MORENA


A violência mata quase duas pessoas por dia em Mato Grosso do Sul. É o que aponta a estatística criminal da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) que é divulgada a cada trimestre no Diário Oficial do Estado. A reportagem do Portal TV Morena contabilizou os dados dos quatro relatórios de 2008, que apontam que no ocorreram no Estado no ano 673 homicídios, sendo 187 somente em Campo Grande.

A média no Estado é de 1,8 morte por dia e na Capital de um assassinato a cada 46 horas. Do total de homicídios registrados em Mato Grosso do Sul no ano passado, 104 foram culposos, ou seja, sem intenção de matar a vítima e outros 569 foram dolosos, com objetivo de tirar a vida da pessoa.

Se o número de homicídios foi grande o de tentativas de assassinato também foi elevado. Na Capital foram registrados pelas forças policiais 202 tentativas e no interior 604, totalizando 806  São 2,2 casos por dia em Mato Grosso do Sul, na média.

Mais violência

O levantamento mostra ainda que ocorreram no Estado em 2008, 29 latrocínios (roubos seguidos de morte), 320 estupros, sendo 96 em Campo Grande e 224 no interior, o que indica a ocorrência de quase um caso deste tipo de violência sexual por dia.

Além das ocorrências em que a vítima foi violentada, ocorreram ainda 68 tentativas de estupro, segundo os dados da Sejusp, sendo 23 na Capital e 45 nos outros municípios do Estado.

Roubos

A estatística mostra ainda que o número de roubos em Campo Grande é 72% maior do que interior do Estado. Enquanto nos outros 77 municípios do Estado foram registrados 2.601 casos, na Capital o número chegou aos 4.480 no ano. A média é de 12,2 roubos na cidade por dia. No Estado o número deste tipo de ocorrência chega a 7.081.

Trânsito também é violento

Os dados da Sejusp apontam também que o trânsito do Estado é muito violento. No ano foram registradas 372 mortes em acidentes de trânsito, o que significa mais de uma morte por dia. Na Capital foram 113, ou seja, uma cada três dias, e no interior, 259.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE