PUBLICIDADE
Caarapó

Profissionais da Universidade Católica visitam aldeia Cpó

Profissionais e estudantes da UCDB visitaram aldeia indigena de Caarapó, para conhecer o local e a população indigena da região.


 

Profissionais e estudantes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) visitaram na quarta-feira passada (28) a aldeia Caarapó, também conhecida como Tey Kuê, para conhecer o local e a população indígena da região. A aldeia se localiza na área atendida pelo Pólo-base indígena de Caarapó, da Coordenação Regional da Funasa no Mato Grosso do Sul (Core-MS).

 

Após o primeiro contato, os visitantes realizarão uma pesquisa científica no local. Entre o grupo encontram-se uma dentista, uma nutricionista e antropóloga, e uma enfermeira. De acordo com a dentista do Pólo de Caarapó, Andréa Peixoto Leal, esse primeiro momento ajudou as profissionais a conhecer a região e fazer os contatos com a equipe do Pólo. “A dentista da UCDB pretende fazer uma avaliação do índice de cáries e acompanhamento preventivo em crianças indígenas de zero a cinco anos”, revela.  

 

Já a antropóloga da UCDB, Nadia Heusi, pretende avaliar o modo de vida dos indígenas residentes na aldeia Tey Kuê. Hábitos diários, alimentação, condições de higiene, saneamento e moradia são alguns dos itens a serem avaliados. A próxima visita dos profissionais na aldeia está prevista para acontecer na última semana de abril.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE