PUBLICIDADE
Agronegocios

Aftosa - Missão européia chega nesta quarta-feira

| SUL NEWS


Cinco municípios de Mato Grosso do Sul estão no roteiro que será seguido pelos técnicos da missão européia que chegarão ao Estado a partir da próxima semana. Duas equipes virão ao Estado, de acordo com Superintendência Federal de Agricultura (SFA), para auditar propriedades incluídas na lista de aprovados para exportação de carne bovina à UE (União Européia).


A primeira equipe formada por dois veterinários europeus chega nestaquarta-feira, 21, e segue para a Zona de Alta Vigilância, mais especificamente Caracol, região de fronteira com o Paraguai.


A segunda equipe, que chegará no dia 27, visitará os municípios de Três Lagoas, Naviraí e Campo Grande, onde auditará propriedades aprovadas pelos Fiscais Agropecuários da SFA no último dia 23 de dezembro.


No dia 29 esta mesma equipe visitará o Frigorífico Bertin de Naviraí (SIF – 3181). As auditorias da Missão Européia no Mato Grosso do Sul serão acompanhadas pelos Fiscais Federais Agropecuários, Orasil Bandini, responsável pelo Sisbov (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos) no MS e da Chefe da Divisão Técnica da Superintendência Federal de Agricultura, Juliana Fernandes.


O Estado retomou o status de área livre de febre aftosa com vacinação em novembro do ano passado, voltando a exportar para a Europa, três anos após ocorrência de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã.


Hoje duas propriedades já estão exportando para a Europa. "Outras seis propriedades poderão ser habilitadas nos próximos dias no Mato Grosso do Sul, totalizando 11.600 animais, aumentando para algo em torno de 30 mil animais em condições de serem exportados", afirmou o Superintendente, Orlando Baez.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE