PUBLICIDADE
Agricultura

Consórcio aponta 42 focos de ferrugem em lavouras de MS

| CAMPO GRANDE NEWS


Dados do Consórcio Anti-Ferrugem apontam que nesta safra 42 lavouras de soja de Mato Grosso do Sul já foram atingidas por focos de ferrugem asiática. O Estado está em terceiro, em ocorrência de focos, atrás de Goiás, com 123 e do Paraná, que tem 58.


São 39 casos em janeiro e 3 em dezembro. Dos focos, 39 atingiram lavouras comerciais, um uma unidade de alerta e dois em ensaios.


Há casos em Maracaju, Aral Moreira, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Ponta Porã, Douradina e Dourados.


Alerta – Com a intensificação das chuvas o alerta é redobrado, uma vez que elas favorecem a proliferação do fungo. O controle da praga é feito por meio químico.


O Consórcio Anti-Ferrugem faz o monitoramento sistemático da evolução da doença nas lavouras de todo o País.


Fazem parte do consórcio instituições representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva da soja como fundações, universidades, institutos de pesquisa, entidades representantes de fabricantes de insumos e cooperativas de produtores.


Informados – – Por enquanto a Iagro recebeu informações sobre ocorrência de 13 focos: quatro em Chapadão do Sul, dois em Bandeirantes, dois em Costa Rica e cinco em São Gabriel do Oeste.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE