PUBLICIDADE
Eleições 2010

PT decide lançar candidato ao governo de MS e busca aliados

| MIDIAMAX


 

Reunidos hoje pela manhã, na sede do partido, no Jardim Bela Vista, os 45 membros do diretório regional do PT decidiram por unanimidade que o partido terá candidatos ao governo do Estado, ao Senado, e chapas completas à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa na eleição do ano que vem. O diretório é a instância máxima do partido e a decisão de hoje praticamente sepulta a possibilidade de uma aliança com o PMDB pela reeleição do governador André Puccinelli, como chegou a ser cogitado.

“Foi uma decisão unânime: o PT vai ter candidato a governador em 2010”, resumiu o presidente regional da legenda, deputado estadual Amarildo Cruz. O ex-governador Zeca do PT já colocou seu nome à disposição e passou a agir e falar como pré-candidato.

O fato de a decisão ter sido tomada por unanimidade mostra que o partido está coeso neste ponto. Essa união – entre os grupos do senador Delcídio do Amaral e de Zeca do PT – foi costurada nos últimos dias e passou no primeiro teste. Agora ruma para transpor o obstáculo mais difícil: a eleição interna.

Zeca quer presidir o PT e, desta forma, tomar as rédeas do processo. Isso significa definir alianças, por exemplo. O ex-governador sonha em ter o PDT e do PR (leia-se Rigo e Londres) em sua chapa, mas sabe o quanto seu partido costuma ser complicado na hora de fechar acordos. Em 2006, por exemplo, o PT não conseguiu o apoio dessas duas siglas, que na última hora subiram no palanque de André Puccinelli. Delcídio era o candidato petista ao governo.

Por isso Zeca prefere estar no comando das decisões no ano eleitoral, já que é o principal interessado. Entretanto, ainda não tem a aquiescência do grupo de Delcídio para presidir o PT. E Amarildo Cruz demonstra interesse em continuar no cargo.

O processo de eleição interna no PT será deflagrado oficialmente em maio, com o registro das candidaturas. A votação acontece em novembro.

O ex-governador não pode se dedicar exclusivamente ao pleito interno, precisa também dialogar com os possíveis aliados.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE