PUBLICIDADE
Agronegocios

Abate de bovinos teve queda de 24% em janeiro em MS

| DOURADOSINFORMA


Em janeiro deste ano os frigoríficos de Mato Grosso do Sul abateram 246.891 bovinos, número 24% menor que o de janeiro do ano passado, quando foram ao abate 326.946 animais.


Apesar disso, já há reação em relação a dezembro de 2008, quando foram abatidos 222.939 animais. Em volume de carne, a redução dos abates representa produção de 16,5 toneladas a menos.


Reflexo – Com isso, o preço da carne continua subindo ao consumidor, especialmente dos cortes considerados mais nobres. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) mostrou que em janeiro esta alta chegou a 11%.


A SFA (Superintendência Federal de Agricultura) informou que alguns frigoríficos que suspenderam atividades já estão retomando os abates. Cinco unidades retomaram as atividades em janeiro, com produção de 200 ovinos/dia e aproximadamente 1.100 bovinos/dia.


Outros sete estabelecimentos com SIF (Serviço de Inspeção Federal) nos municípios de Aparecida do Taboado, Cassilândia, Iguatemi, Campo Grande, Nova Andradina, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo continuam com as atividades de abate suspensas por tempo indeterminado.


Juntos representam uma diminuição no abate de 2.350 bovinos/dia e a extinção de aproximadamente 930 postos de trabalho.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE