PUBLICIDADE
Caarapó

Mateus reafirma compromissos da nova gestão

O prefeito de Caarapó reafirmou, na última sexta-feira, os compromissos do seu novo mandato

| ASSESSORIA


O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), reafirmou, na última sexta-feira, em entrevista à imprensa, os compromissos do seu novo mandato, que teve início em primeiro de janeiro deste ano. Ele disse que o foco continua o mesmo da gestão anterior, ou seja, promover investimentos no setor de infraestrutura urbana, sem deixar de lado a área social.
 

  Farias declarou que ainda há uma carência muito grande na área de infraestrutura urbana, o que justifica a decisão de investir no setor. “Durante muito tempo, a cidade ficou parada, sem investimentos. Precisamos recuperar o tempo perdido. No nosso mandato anterior, iniciamos um processo de recuperação da cidade, mas não foi possível realizar tudo que planejamos”, comentou. Segundo ele, a previsão é implantar pelo menos 10 quilômetros de asfalto em Caarapó e nos distritos até 2012.
    Em relação às mudanças promovidas no comando das secretarias de Educação, Ação Social e Desenvolvimento Econômico, o prefeito de Caarapó disse que sentiu necessidade de fazer alguns ajustes nessas áreas, à exceção da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo titular pediu desligamento ainda no ano passado para assumir vaga de concurso no Estado. “Nas demais pastas, as mudanças têm o objetivo de dar um novo ânimo à equipe, um novo fôlego, aperfeiçoar a prestação dos serviços”, declarou.
    Quanto ao processo de desenvolvimento que o Município atravessa, o prefeito afirmou que Caarapó, durante muito tempo, ainda vai continuar nesse ritmo de crescimento. “Estamos trabalhando para que o Município esteja preparado para receber as pessoas que a cada dia vêm para cá. Por isso, é importante que a gente desenvolva ações em todas as áreas, como, por exemplo, aumentar as vagas nas escolas, nas creches, criar empregos, atuar no melhoramento visual da cidade”, observou.
    Falando sobre as principais ações previstas para as diversas áreas da administração, Farias disse que, na Educação, o planejamento prevê aumentar as vagas nos centros de Educação Infantil, implantar coberturas nas quadras esportivas das escolas que eventualmente ainda não possuem quadra coberta, aumentar os salários dos profissionais da educação conforme prevê a Lei do Piso, promover capacitação de professores, executar ações que promovam a qualidade da educação na rede municipal de ensino, garantindo vagas para todos.
    Na Saúde, a prioridade é contratar mais médicos, aumentar o atendimento com qualidade, construir um novo posto de saúde da família nas proximidades da Comunidade São Cristóvão, na sede do Município, para desafogar as áreas onde existem muitas famílias cadastradas, interligar via computador todos os postos de saúde e o PAM, para unificar os prontuários, criando um banco de dados dos usuários que possa ser acessado de qualquer unidade de atendimento, e implantar o Centro de Atendimento Psicossocial.
    Na Assistência Social, estão mantidos os programas de atendimento. Segundo Farias, o foco é trabalhar a promoção social das famílias mais necessitadas, “para que elas saiam da condição de dependência do Poder Público e caminhem com as próprias pernas. O objetivo é promover a pessoa, as famílias, a inclusão social, e não o assistencialismo.”
    No Desenvolvimento Econômico, continua a política de apoio ao pequeno e médio produtor. O governo municipal vai atuar também para fortalecer a indústria e o comércio locais para a geração de novos empregos. Existe um plano de capacitação dos trabalhadores, para que possam assumir os novos postos de trabalho que serão criados.
    No setor de Obras, além dos investimentos em infraestrutura e da prestação de serviços de responsabilidade da prefeitura, a meta é comprar um novo maquinário para melhorar o atendimento público. Já na Administração e Finanças, o desafio é melhorar a arrecadação municipal sem aumentar os índices de impostos.
    O prefeito de Caarapó prevê para o mês que vem a entrega das obras de reforma e ampliação do Centro de Educação Infantil Armando Campos Belo, a reforma e ampliação do Centro de Múltiplas Atividades, conhecido como prédio da Vaca Mecânica, e o início da segunda etapa da reforma do Estádio Carecão.
    Foram iniciadas algumas frentes de asfalto, como a da Rua da Saudade, no Jardim Capilé, Duque de Caxias, próximo ao centro da cidade, e nas proximidades do Pelotão da Polícia Militar. Ainda neste primeiro semestre, serão entregues as 190 casas do conjunto habitacional Shalom.
    A nova rodoviária está sendo construída, assim como as novas instalações da creche Frei Mateus. “Pretendemos também renovar a nossa frota de veículos, para promover eficiência no atendimento e gerar economia”, disse Farias.
    Farias disse ainda que, pela recente volta dos servidores municipais das férias coletivas, “as coisas ainda não estão completamente nos eixos. Aos poucos, a máquina vai engrenando e, daqui a pouco, o trem estará devidamente nos trilhos. Tenho certeza de que, junto com a nossa vice Marinalva, vamos conseguir realizar uma administração à altura das expectativas da população. Vontade não nos falta. Com a contribuição de todos, vamos, certamente, realizar um novo mandato que fará de Caarapó um Município ainda melhor”, encerrou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE