PUBLICIDADE
Geral

Internet poderá ser acessada pela rede elétrica ainda em 2009


Pela previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os brasileiros poderão acessar a internet banda larga por meio da rede de energia elétrica ainda em 2009. O relatório para regulamentação deve ficar pronto até o final de março e o Conselho Diretor da agência irá analisar as questões para então aprovar o serviço.


“Essa é mais uma forma de expandir a banda larga para todo o país de forma mais barata, para aumentar a competição também”, afirmou Emília Ribeiro, conselheira da Anatel. De acordo com ela, todos os setores envolvidos estão sendo ouvidos e algumas experiências já estão sendo realizadas no país.


Com a transmissão de dados em alta velocidade pela rede elétrica, sistema conhecido como BPL, as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, se conectadas a um modem. Os dados serão transmitidos por meio de fio elétrico ou por outro cabeamento no poste de energia. O sinal da internet banda larga chega até as residências pela caixa de energia elétrica e é transmitido por dentro da rede.


Em outro aspecto, a banda larga via rede de energia elétrica pode baratear o acesso no serviço público, gerando economia com a informatização de serviços como saúde, educação e segurança. Uma das alternativas para expandir o serviço seria por meio da universalização da banda larga nas escolas, com os sistemas de backhaul, que é a infraestrutura de rede para conexão em banda larga.


“Não custa muito para o governo um estudo que faça o serviço chegar à segurança, à saúde, à cultura. Uma política de governo que tem uma iniciativa já feita e basta mais um fôlego para avançar”, defende Emilia.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE