PUBLICIDADE
Geral

Só acorda de ressaca quem quer, dizem especialistas

| O DIA


Acordar com a cabeça girando e aquela dor após curtir a folia leva qualquer um a pensar em desistir de pular o resto do Carnaval. Para quem não quer perder o ritmo, especialistas dão dicas que amenizam o mal-estar do dia seguinte. Entre elas, está a ingestão de alimentos energéticos e bastante água.


A ressaca é sinal de intoxicação do organismo. A recuperação exige muito do fígado, que fica sobrecarregado, desorganizando todo o metabolismo. "A bebida em excesso provoca uma ação que desidrata nosso organismo, levando ao estresse na função do fígado. Além disso, afeta o sistema nervoso, que também foi acelerado. O resultado é diminuição da força muscular, dor de cabeça, enjôo, diarréia, sensibilidade à luz e sensação de cansaço", explica a nutróloga Tamara Mazaracki.


Para atenuar esses efeitos, a nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, sugere a ingestão de itens energéticos para aumentar a disposição e não prejudicar o estômago. "São alguns alimentos práticos e saudáveis, que cabem em qualquer bolsa e podem ser levados para a folia, como barras de cereais e de proteína, carboidrato em gel, água de coco em caixinha e frutas desidratadas, como a banana-passa", explica.


Outro macete é abusar da água. "Procure intercalar cada copo de bebida alcoólica com um copo de água. Assim, o corpo ficará hidratado e dificilmente a pessoa vai se embriagar e ter ressaca no dia seguinte", afirma.


A diretora-clínica, Mônica Giesta, do Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, ressalta que é fundamental se alimentar bem antes e depois da festa. "Três horas antes de cair na folia, é bom fazer refeições leves. Para combater a ressaca, o ideal é manter uma alimentação rica em carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Opte por saladas cruas (bem lavadas) e carnes magras. Os carboidratos (massas, arroz, pães...) são indicados por serem as principais fontes de energia para o organismo, aumentando a resistência. Algumas frutas também podem diminuir a sensação de secura na boca, como abacaxi, maçã e uva", sugere Mônica.


Para foliões bem práticos, a Verde Produtos Naturais elaborou até um kit contra a ressaca. O pacote tem guaraná em pó para aumentar a resistência à sede, ao calor e à fadiga; cápsulas de alcachofra para aliviar o mal-estar e até massageadores de pés para relaxar.


O mais recomendável mesmo, porém, é não abusar de bebidas alcoólicas, ou seja, beber para aproveitar somente a parte prazerosa. Cada organismo tem um limite de tolerância. O ideal é aprender a reconhecê-lo e respeitá-lo, para não correr o risco de acabar com a festa antes da hora.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE