PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó traça metas para agricultura familiar

Reunião traçou metas do corrente ano para os trabalhadores da agricultura familiar

| CAARAPONEWS


Por Dilermano Alves

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Caarapó, por meio do Conselho Municipal e Desenvolvimento Rural (CMDR) e da Associação Municipal de Desenvolvimento Rural (AMDR), realizou uma reunião para traçar as metas do corrente ano para os trabalhadores da agricultura familiar. O encontro aconteceu no último dia dois e teve a presença do secretario de Desenvolvimento Econômico, Valter de Oliveira, e dos presidentes de associações de produtores e membros do conselho.
    De acordo com o técnico em agropecuária Roberto Rivelino, entre os vários assuntos discutidos, ficou definido que o CMDR atenderá somente os associados e que também será criado um calendário anual pelas associações para a execução dos trabalhos da patrulha mecanizada.
    O município presta atendimento aos agricultores familiares das regiões do Boi Jaguá, Liberal, Poíque, Serrito, Saiju e Uni Leite (sede). A patrulha mecanizada é composta por três tratores e implementos agrícolas que foram conseguidos com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e em parceria com a prefeitura de Caarapó. São atendidas cerca de 280 famílias o que dá uma média de 5,6 mil hectares.
    Segundo o secretário, a reunião foi muito importante. “Tivemos uma participação muito boa por parte dos associados que ouviram atentamente nossas idéias e que colaboraram com suas sugestões. Ninguém conhece mais a realidade da agricultura familiar do que os próprios associados, por isso foi muito importante a opinião de cada um”, disse.
    Oliveira disse ainda que outro fator importante da reunião, foi a definição da data para a realização da 6ª Festa do Leite, que ficou prevista para o período de 19 a 21 de junho deste ano. “Quanto mais tempo tivermos para sentar, discutir e buscar parcerias, aumenta nossa possibilidade de manter a tradição deste evento como também a oportunidade de  melhorar algo  dentro daquilo que pode ser trabalhado”, finalizou.
    Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), as reuniões são de extrema importância para qualquer empresa, entidade  ou instituição. “Ninguém é dono da verdade, duas ou mais cabeças pensando só aumenta as chances das coisas darem certo. Quanto ao apoio para os trabalhadores da agricultura familiar, apesar do momento em que se encontra não só o município, mas o país, todos os esforços serão feitos para mantermos esta parceria, pois esta classe tem dado sua contribuição para o desenvolvimento do nosso município”, falou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE