PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó terá serviços gratuitos de internet

Município contará com os serviços contidos no projeto através da instalação da infovia.

| CAARAPONEWS


Por Silmara Diniz


A cidade de Caarapó deve receber nos próximos meses, serviços digitais que abranjam a população, como internet em locais públicos e acesso facilitado a informações e serviços da administração municipal. A novidade teve início no ano passado, com o projeto Infovia Digital Municipal da Prefeitura de Caarapó, iniciativa do analista programador Carlos Cezar Scalco, cujo objetivo era interligar o sistema de trabalho, como a área da saúde e outros.

Para que o Governo Federal investisse no projeto foi solicitada uma contrapartida, então o que era apenas a melhoria da gestão de serviços públicos prestados pela administração se tornou uma oportunidade de proporcionar a um número maior de pessoas, acesso às tecnologias e oferecer novas facilidades e perspectivas.

De acordo com o próprio projeto, “para que esses serviços sejam oferecidos e atendam às necessidades tanto da Prefeitura como do cidadão, é necessária a implantação de uma rede de comunicação de dados que interligue todos os prédios da administração e instale uma malha de conexão, tão abrangente quanto esses serviços e as tecnologias que deverão ser suportadas”.

O município de Caarapó contará com os serviços contidos no projeto através da instalação da infovia, à qual serão agregados, inicialmente, hot spots e quiosques nos prédios públicos para consultas diversas. Quem não possui um notebook para utilizar a internet na praça, por exemplo, poderá ir a um telecentro, onde estarão disponibilizados diversos computadores com acesso à internet.

Segundo explicou Carlos Cezar Scalco, analista programador da Prefeitura Municipal, o Governo Federal já colocou à disposição R$ 100 mil, que serão utilizados para a criação da infovia, a primeira fase do projeto. Os demais investimentos futuros servirão para adequar o sistema, interligar todos os pontos, expandir o número de telecentros, além da implantação de outros serviços como telemedicina nos PSF´s, monitoramento urbano e E-Governo. Carlos afirmou que existe possibilidade de que escolas municipais abriguem telecentros aos finais de semana.

O analista conta ainda que Caarapó é uma das três cidades de Mato Grosso do Sul onde será implantado o projeto-piloto da REID-MS (Rede Estadual de Inclusão Digital de Mato Grosso do Sul). Os outros são Campo Grande e Bonito, um dos principais pontos de ecoturismo do mundo. A REID-MS quer Mato Grosso do Sul em 2010 como referência nacional na inclusão digital.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE