PUBLICIDADE
Caarapó

Otoniel busca o fortalecimento da comunidade indígena

Otoniel comentou que durante as próximas semanas, os vereadores indígenas visitarão aldeias da região

| SILMARA DINIZ


O vereador Otoniel Ricardo (PT) participa, nesta semana, da Conferência de Educação Indígena na aldeia Tey Cuê, cerca de 12 km distante de Caarapó. O objetivo do encontro, que se estende até o próximo dia 21, é debater a forma de ensino na escola da aldeia.
 

Na semana passada o vereador esteve presente em capacitação para os vereadores indígenas do Mato Grosso do Sul, na qual foram discutidas diversas questões que envolvem a gestão política, o que, segundo Otoniel, fortalece as lideranças políticas e o povo indígena.
  O vereador comentou que durante as próximas semanas, os vereadores indígenas visitarão aldeias da região, primeiramente no cone sul do estado, com o intuito também de fortalecimento das políticas voltadas para a melhoria de vida dos índios.
  De acordo com Otoniel, a participação nesses encontros garante que sua luta pelas causas indígenas alcance resultados ou encaminhe soluções. Como exemplo, o vereador cita a implantação de meios para a agricultura familiar na aldeia Tey Cuê, onde reside. Otoniel relata que através de parcerias com a prefeitura municipal, o governo do estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai), uma ‘roça’ comunitária na aldeia já abriga mudas de ameixa, maracujá, além de milho, mandioca, cana, amendoim, abóbora e outros vegetais.
  Além da plantação comunitária, as famílias também ocupam os quintais com plantações. “O objetivo não é plantar grandes coisas, o importante é que todos tenham os alimentos. Isso fortalece a autonomia da comunidade, a aldeia não fica dependendo sempre de ajuda, esperando sementes”, afirma.
  O vereador salienta que outras melhorias estão sendo solicitadas, como o saneamento na aldeia Tey Cuê e a construção de uma sala de aula na Guyraroká. Otoniel também deseja que haja a conscientização da comunidade indígena, principalmente da aldeia Tey Cuê para o cuidado com o meio ambiente visando a qualidade da água, a diminuição do lixo e evitando queimadas.
  Em abril, Otoniel Ricardo e outras lideranças importantes participarão de jogos que terão duração de uma semana e o encerramento será marcado por um fórum, oportunidade em que será discutida a questão do aumento da violência, atualmente presenciada na Tey Cuê.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE