PUBLICIDADE
Política

Centro-Oeste é o 2º melhor reduto de Dilma

| MIDIAMAX


Dilma Rousseff, virtual pré-candidata a presidente da República pelo PT, tem na região Centro-Oeste seu segundo melhor reduto eleitoral, segundo pesquisa divulgada hoje pelo DataFolha. Dilma está com 13% das intenções de voto nos estados do Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Seu melhor desempenho é no Nordeste, com 14%, e o pior no Sudeste (9%).

É exatamente no Sudeste que o governador de São Paulo, José Serra, um dos pré-candidatos do PSDB, lidera com mais folga: 45% das intenções de votos. No Sul Serra aparece com 44%, no Nordeste, 34%.
 

Serra lidera com folga em todas as regiões e voltou a subir nas pesquisas. Há um ano o governador de São Paulo aparecia com 38% das intenções de voto, agora chega a 41% quando confrontado com Ciro Gomes (16%), Dilma Rousseff e Heloísa Helena (11%).

No cenário em que a campanha ficaria polarizada entre Serra e Dilma, com apenas Heloísa Helena como terceira candidata, o tucano permaneceu com 47%. Dilma subiu três pontos, chegando a 13%, enquanto Heloísa Helena oscilou de 17% para 15%. Elas estão empatadas tecnicamente.
 

Entre aqueles que podem concorrer em 2010, Serra é o mais lembrado de forma espontânea pelos eleitores, com 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 25%. Dilma e o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), são citados por 3%. Para 1% dos entrevistados, o voto irá "para quem o Lula apoiar/indicar".
 

Em dois cenários, o candidato tucano é o governador Aécio Neves (MG). Ele defende prévias para a escolha do candidato do PSDB e sugeriu viagens pelo país para discutir o assunto. No primeiro cenário com Aécio quem lidera é Ciro Gomes, que manteve os 25% apurados no último levantamento.
 

Heloísa Helena oscilou de 19% para 17% agora, empatando com o governador mineiro, que já tinha atingido esse percentual em novembro. Dilma se aproximou dos dois e atingiu 12% _contra 9% em novembro e 4% em março de 2008.
 

Outro cenário apresenta Heloísa Helena (26%), Aécio (22%) e Dilma (16%). Esse foi o caso em que a ministra apresentou sua maior subida, de quatro pontos, já que tinha 12% em novembro passado.
 

A última hipótese apresenta todos os candidatos, inclusive Serra e Aécio, o que não seria possível a menos que um deles mudasse de partido. O governador paulista lidera com 35%. Os outros estão tecnicamente empatados: Ciro (14%), Aécio e Heloísa (12%) e Dilma (11%).
 

Ascendente

Há um ano, nesse mesmo levantamento, Dilma tinha apenas 3% das intenções. Em novembro de 2008, ela subiu para 8% e agora atinge 11%. Serra tinha 38% em março de 2008 e ficou estável, com 41%, nos dois mais recentes levantamentos.
 

"Heloísa Helena é a única que perde pontos agora e Dilma é a única que sobe. O crescimento dela é contínuo desde março de 2008", diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha. "À medida que vai se tornando mais conhecida e associada como candidata do presidente a tendência é que cresça."
 

Desde o começo do ano, Dilma intensificou viagens e agendas. Sua candidatura é defendida pela maior parte do PT. No PSDB, apesar da proposta de prévias, reportagem da Folha mostrou que a candidatura Serra também é a mais forte até o momento.
 

A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. (Informações da Folha de São Paulo)

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE