PUBLICIDADE
Caarapó

Gestores de Caarapó participam de encontro em Curitiba

A secretária de Ação Social, Èvinei Arce, e a assistente social Regiane Alves participaram do evento.

| ASSESSORIA


A secretária de Ação Social de Caarapó, Èvinei Arce da Silva Oliveira, e a assistente social Regiane Alves participaram do XI Encontro Nacional de Gestores Municipais. O evento aconteceu no período de 17 a 19 deste mês, na cidade de  Curitiba/PR, e teve a participação de 1.700 participantes de 800 municípios do país.

 

Na oportunidade, estiveram presentes a Secretaria Nacional Ana Ligia e outros representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), Marcelo Garcia, o presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul (Coegemas), Sérgio Vanderly, a  presidente do Conselho Nacional Assistência Social (CNAS),  Valdete de Barros,  e a secretaria de Estado e Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso do Sul, Tânia Mara Garib.

 

O encontro é realizado anualmente pelo Congemas e tem como objetivo a interação de gestores e técnicos de vários municípios do país, sempre com o intuito de dividir experiências.

 

 De acordo com a assistente social Regiane Alves, foram realizadas 12 oficinas, levando em consideração as realidades municipais, com o objetivo de aprimorar o trabalho dos técnicos e gestores. Discutiu-se também sobre experiências de outras cidades, resumo financeiro de 2008 e escolha de suplentes e articulares para diretório do Congemas e por fim a eleição do próximo encontro que será realizado em Natal/RN.

 

Segundo o presidente do Congemas, Marcelo Garcia, o XI Encontro Nacional de Gestores Municipais é muito importante para todos os gestores municipais. “Ele é o primeiro ano de um ciclo que ainda vai acontecer durante quatro anos, quando gestores novos estão chegando e várias pessoas estão se integrando à política de Assistência Social”, falou.

 

Com base nas ações realizadas no evento, a secretária Ação Social de Caarapó destaca que é de suma importância a participação do município em estudos como esse, fortalecendo assim o conhecimento do trabalho para que a gestão possa vir se estruturar constantemente com a formação dos profissionais da área.

 

Évinei disse ainda que momentos como esses são de extrema relevância, pois discutem políticas públicas dentro das três esferas de governo, voltadas para área social e se consolidando no país, principalmente a partir do momento em que evidenciam, para além da dimensão ética, o lado prático de interferir positivamente na economia. “As políticas sociais estão dinamizando economias regionais, retirando as pessoas da pobreza extrema, tranformando-as em cidadãs e também consumidores de fazer circular dinheiro nos municípios”, finalizou.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE