PUBLICIDADE
Geral

Exército inicia Operação Atalaia na faixa de fronteira

| DOURADOSAGORA


A  4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, inicia a partir de abril a operação Atalaia I, nos municípios de Amambai, Ponta Porã, Bela Vista, Jardim, Nioaque e Dourados. O objetivo da operação é combater ilícitos transfonteiriços, crimes ambientais e descaminho.

A operação, que ocorrerá na primeira semana de abril, é classificada como atividade suplementar do Exército que também age em função de exercitar a atuação dos sistemas operacionais da Brigada focando, em particular, a presença de tropas do Exército na área de atuação das Unidades de Fronteira.
Destacamentos permitirão, também, o aumento da sensação de segurança nas diversas localidades abrangidas pelo desdobramento das tropas.

A operação conta com o apoio dos Órgãos de Segurança Pública e de fiscalização fazendária da região, dentro do limite da faixa de fronteira, enfocando a estratégia da Presença e com apoio legal nas Leis Complementares Nr 097, de 09 de julho de 1999, e Nr 117, de 02 de setembro de 2004.

 
Serão estabelecidos Pontos de bloqueio e de Controle de Estradas (PBCE) nas principais estradas que adentram o território brasileiro, estáticos ou móveis, compostos por uma guarnição de militares do Exército apoiados, quando necessário, por policiais federais, estaduais e ambientais, assim como por representantes da Receita Federal.

Paralelamente à Operação, Ações Cívicosociais (ACISO) e comunitárias estarão sendo realizadas, constituindo-se de atendimentos de saúde e de trabalhos de engenharia, como recuperação de estradas vicinais e pontilhões.

As unidades militares que participarão da Operação são as seguintes: Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Cmdo 4ª Bda C Mec), Esquadrão de Comando da Brigada de Cavalaria Mecanizada (Esqd C/ 4ª Bda C Mec), 14ª Companhia de Comunicações Mecanizada (14ª Cia Com Mec) e 28º Batalhão Logístico (28º B Log) sediados na cidade de Dourados; 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) de Campo Grande; 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), de Amambai; 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), de Ponta Porã; 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado (10º RC Mec), de Bela Vista; 14ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (14ª Cia Eng Cmb Mec), de Jardim e o 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), de Nioaque.

O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada convidou, em sinal de cordialidade e de confiança mútua com o país vizinho, oficiais do Exército do Paraguai para acompanharem as atividades de planejamento e de execução das manobras previstas, incluindo sobrevôo da área de operações em aeronaves do recém-criado Destacamento de Aviação do Exército, sediado na cidade de Campo Grande.
 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE