PUBLICIDADE
Caarapó

Educação de Caarapó participa de encontro no Maranhão

O secretário de Educação e Esportes, Ismael Martins Guevara, participou, no período de 13 a 16 deste mês, em São Luís, do Maranhão, do 11º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

| ASSESSORIA


O secretário de Educação e Esportes de Caarapó, professor Ismael Martins Guevara, participou, no período de 13 a 16 deste mês, em São Luís, Capital do Maranhão, do 11º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento foi organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o tema “Novos Tempos na Educação Básica”, e teve a participação de aproximadamente mil secretários.

 A Undime realiza a cada dois anos os fóruns nacionais ordinários, instância máxima deliberativa da entidade, com a finalidade de mobilizar os dirigentes municipais para uma educação pública de qualidade. Esta conferência foi aberta com a palestra do Ministro de Estado da Educação, Fernando Haddad.

 O encontro debateu importantes assuntos como Atendimento institucional de órgãos governamentais; O currículo, a aprendizagem e o ensino fundamental de 9 anos; A cidade e o conhecimento, Educação infantil, possibilidades; Exibição do documentário; Dinâmica de avaliação pessoal do documentário; Fundeb, custo-aluno – Qualidade inicial e financiamento da Educação Básica; Os desafios da alfabetização e as políticas públicas. 

Além dos temas abordados,  aconteceram rodas de conversa com a discussão de outros assuntos, apresentação, votação e proclamação do resultado da eleição da diretoria e do conselho fiscal da Undime e ainda a exposição de experiência, em que cada município teve a oportunidade de divulgar suas ações. Caarapó, por sua vez, apresentou o folder produzido pela Secretaria de Educação com todas as ações desenvolvidas pela atual administração. 

De acordo com o secretário Ismael Martins Guevara, o fórum proporcionou grandes  momentos de discussões, principalmente sobre o Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE) e a implantação do Fundeb. “Saímos do encontro convictos de que toda mudança e melhorias na educação só acontecerão se tivermos educadores comprometidos  com o fazer pedagógico”, declarou.

  Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), a participação dos dirigentes nesses seminários tem sido de grande importância para a qualidade da educação municipal. “Eles têm servido para enfrentarmos os desafios desses novos tempos e nos possibilitado a oportunidade de trabalhar cada vez mais com qualidade”, concluiu.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE