PUBLICIDADE
ponta porã

Agricultores de maior assentamento de MS sofrem para escoar produção

| G1 MS


 Agricultores familiares do maior assentamento de Mato Grosso do Sul, o Itamarati, em Ponta Porã, a 335 quilômetros de Campo Grande, estão enfrentando dificuldades para escoar sua produção em razão crítica das estradas do local. Sem pavimentação, as vias estão em péssimas condições de trânsito.


No assentamento vivem cerca de 15 mil pessoas. Uma população maior que a de muitas cidades em Mato Grosso do Sul. A situação das estradas está prejudicando agricultores como Dejair José Soares.


Ele planta milho, vive somente disso, mas nem sempre o caminhão que transporta a produção do assentamento até a cidade consegue chegar ao lote dele. “Só não está pior porque os moradores se uniram, cada um ajudou com o que podia e melhorou um pouco, se não estava pior”, comenta.

 

Outro produtor que tem muitos prejuízos com a falta de uma boa infraestrutura para escoar sua produção é Gilberto Ponce. Ele produz leite e lembra que um dia o caminhão que transportava o produto para a venda quebrou no meio do caminho. “Tive que trazer tudo de volta e jogar fora. Não dava para aproveitar para fazer queijo ou doce. Tive que aceitar o prejuízo e ficar quieto”, lamenta.


Com tantos prejuízos, alguns assentados como Murilo Mariano da Silva, já trabalham contando com o prejuízo que vão sofrer em algum momento com o péssimo estado das estradas, seja porque o produto vai estragar ou porque não vão conseguir escoar a produção.


“Nunca as estradas daqui [assentamento] foram boas. A dificuldade sempre foi grande. Tem estradas em razoáveis condições na entrada, mas nas áreas mais afetadas a situação é muito complicada”, diz o agricultor.


Segundo o secretário de Obras de Ponta Porã, João Sandri, o município deve desenvolver em breve uma ação para recuperar as vias do assentamento. “Em virtude de todas as estradas estarem deterioradas não tem como estabelecer um prazo, mas o mais rápido possível estaremos atendendo o local”, assegurou. 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE