PUBLICIDADE
Caarapó

“A Grande Viagem” resgata a história

Foi lançado em Caarapó, o livro "A Grande Viagem" que relata a história da viagem das famílias Martins/Fagundes, em 1903, de São Luiz Gonzaga ao MT.

| ASSESSORIA


 

O professor Adão Carlos Batista, cujo nome literário é Serejo Martins em homenagem aos seus pais Euclides Serejo Baptista e Doreny Martins Batista, realizou noite de autógrafos em Caarapó para o lançamento do livro “ A Grande Viagem”. O Lançamento desta importante obra literária, editado pela Gráfica e Editora Dinâmica, foi prestigiada por autoridades municipais e representantes de diferentes segmentos da sociedade.

As elegantes dependências da câmara Municipal de Caarapó foram pequenas para acolher tantas pessoas que prestigiaram o evento, que além dos atos peculiares a um lançamento de livro, houve também, uma magnífica manifestação cultural através da Banda Musical Vila Lobos, da cidade de Caarapó, sob a regência do maestro Moisés Paiva.

O livro relata a história da vinda das famílias Martins/Fagundes, no ano de 1903, de São Luiz Gonzaga (RS) para a região onde hoje é o município de Ponta Porã, então, distrito de Nioaque. Nessa viagem veio pioneiro douradense Antenor Martins, com aproximadamente 14 anos de idade, entre outros, como Sérgio Martins, Elvira e os demais irmãos.

Várias autoridades municipais compareceram ao evento, entre eles o prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias, a vice-prefeita e coordenadora do Departamento Municipal de Turismo e Cultura, profª. Mestra Terezinha da Silva Batista, Aparecido Santos, presidente da Câmara Municipal, prof. Valter Ávila, representando a secretária municipal de Educação, profª. Vilma de Oliveira Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Cultura, prof. Apolinário Candado, presidente do Simted e as acadêmicas da Academia Douradense de Letras Odila Lange, Ruth Hellmann de Oliveira, acompanhada pelo esposo Anízio Eduardo Izidoro. Prestigiaram o lançamento ainda a poetisa Gorete Salvador e sua amiga Kátia Bordin.

Compareceram ainda dando mais brilho à festa, o prof. Benedito Cardoso, representando a escola Arsênio Rojas, Suely Tozzini Torres, representando a escola estadual Cleuza Vargas, Pastor Alberto Ribeiro de Oliveira, presidente do Conselho de Pastores de Caarapó, o vereador Mário Valério e a vereadora Marinalva Farias, Maysa Rossato e Henrique Rossato e Henrique Cavalcanti Serejo autores da capa do livro, prof. Adalberto Gedro, revisor, Hérique Cavalcanti Serejo, digitador, prof. Dorival Greguer e profª. Maria Ounide Rossato, responsável pelo prefácio.

 De Campo Grande, representando a família Martins, compareceu Nivaldo Gonçalves, Maria Izete Martins Batista, de Ponta Porá, Euclays Martins Batista, “Foi um grande acontecimento cultural, que serviu para demonstrar o interesse e a valorização que o município de Caarapó dedica aos seus munícipes”, enfatiza Heleninha de Oliveira.

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE