PUBLICIDADE
Caarapó

Coluna Fatos & Boatos – Por André Nezzi

Coluna Fatos & Boatos dessa semana, escrita pelo diretor do CaarapoNews, André Nezzi.

| CAARAPONEWS


 

Colunas Fatos & Boatos dessa semana vem agitadíssima com novidades sobre a “Lei Seca”, que gerou muita polêmica na ultima semana. Temos mais um capitulo da novela de quem será o candidato à vice na chapa do atual prefeito e muito mais. Agradecemos mais uma vez aos internautas que nos escrevem e colaboram com nossa coluna, e vamos ao que interessa.

 

 

Audiência pública da Agrenco

E quem não ficou satisfeito com a audiência pública realizada pela indústria de Biodiesel que esta abrindo suas portas em Caarapó, Agrenco, foi o Juiz substituto Eduardo Lacerda Trevisan e a Promotora de justiça de Caarapó, Fabricia Barbosa Lima, que criticaram a reunião realizada na segunda-feira (15). O Juiz Eduardo, achou que audiência pública pouco contribuiu para esclarecer as pessoas. Para ele, os termos técnicos utilizados dificultaram a compreensão por parte da população da cidade e que parece que só foi feita para cumprir um protoloco legal e também não gostou de não poder se manifestar verbalmente, pois disseram que teria que ser por escrito. Já a Promotora Fabrícia, estranhou o fato da audiência se realizar depois do início da obra. Segundo ela, estas audiência devem ocorrer antes do início de empreendimentos que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Opinião

Dou meus parabéns ao juiz e a promotora nesse caso, pois estão todos empolgados com os empregos que essas indústrias podem gerar em Caarapó, mas estão se esquecendo dos prejuízos principalmente no meio ambiente que podem ocasionar esses empreendimentos, e poucas pessoas tem coragem de se manifestar contra as multi nacionais e o juiz Eduardo e a promotora Fabricia, já mostraram que estão de olhos neles. Fiquemos atentos, pois todos nós queremos o progresso, mas sem causar danos ao meio ambiente.

Lei Seca

E o assunto mais polêmico da semana foi a “lei seca” que passou a vigorar na última quinta-feira (19), e que causou muitas discórdias entre a população caarapoense. No sábado vários menores foram pegos ingerindo bebidas alcoólicas, muitos comerciantes foram levados a delegacia e outros foram obrigados a baixarem as portas a meia-noite, nem a tradicional festa da comunidade São Cristóvão escapou da ação da Promotora, Policia e Conselho Tutelar.

Revolta

Muitos comerciantes, jovens e demais pessoas enviaram recados para o CaarapoNews reclamando da tal lei, pois acham um absurdo fecharem os bares e similares a meia-noite, pois segundo a grande maioria dos internautas, Caarapó é uma cidade pequena e não necessita de tal lei, o internauta Marcio Oliveira, diz que: “essa lei em nada impede o consumo de bebidas, visto que muitos podem comprar bebidas antes da meia-noite e continuar bebendo na rua, apenas os comerciantes são prejudicado com isso”.

Constrangimento

E quem passou por certo constrangimento, foi o vereador Mário Valério (PR), autor da “lei seca”, o mesmo se encontrava narrando os leilões da festa da comunidade São Cristóvão, quando a promotora e a policia chegou ao local e pediu para que suspendessem a comercialização de bebidas alcoólicas e exigiu a retirada dos menores da festa. Mário Valério teve que anunciar no microfone que não estariam vendendo mais bebidas alcoólicas e acabou sendo vaiado.

Vereadores acuados

Os vereadores de Caarapó acuados com a repercussão negativa que teve a “lei seca” perante a população, fizeram uma reunião de emergência na segunda feira pela manhã para abordarem o assunto, e já pensam em revogar essa lei. Na manhã dessa quarta feira terá nova reunião na câmara com as autoridades competentes para decidirem o que fazer.

Lei para todos?

O que esta pegando é que muitas pessoas acharam que a lei só iria pegar os jovens que freqüentam o cento da cidade, mas não, a lei é para todos e atingi também festas familiares, como a da Feira do Produtor que era promovida por funcionários da prefeitura e a da São Cristóvão, festa de comunidade, e a questão que fica é a seguinte, será que a lei será aplicada na Exposição marcada para Agosto? Será que vão impedir a entrada de menores e consumo de bebidas depois da meia-noite também? Bom se a lei ainda estiver em vigor espero que sim, não que eu seja a favor, mas a lei é para todos e deve ser cumprida.

Comunidade São Cristóvão revoltada

E a coordenação da festa da comunidade São Cristóvão, ficaram revoltados com o pessoal da prefeitura que marcou para o mesmo dia da festa da comunidade, a festa julina da Feira do Produtor, segundo os coordenadores da festa a comunidade se preparou a mais de 60 dias para essa festa, que estava dentro de um calendário de eventos, que é seguido a risca pelos demais organizadores e entidades, e estranharam a tal festa julina da Feira, marcada para o mesmo dia e horário, e que só foi anunciada uma semana antes, o que segundo eles prejudicou e muito o evento, que também teve prejuízos devido a “lei seca” que entrou em vigor e foram proibidos de comercializar bebida alcoólica depois da meia-noite. “Faltou ética aos responsáveis da Festa Julina”, disse um dos coordenadores que preferiu não se identificar. Fica aqui o registro da comunidade São Cristóvão.

Novela vice

E temos mais um capítulo da novela candidatos à vice na chapa do prefeito Mateus nas próximas eleições, na semana passada surgiu forte o nome de Jesus Camacho, que se junta a Marinalva e João Waldir, na disputa para ver quem será o indicado pelo (DEM). Praticamente já é certo que os democratas indicarão o vice, e outro nome que surge agora é do vereador Manézinho que está indo para o partido, e segue a novela.

Opinião II

Bom, muitas pessoas me falaram que ando chutando, e que toda semana tem um nome diferente, então para não ficar em cima do muro, de todas as pessoas que ouvi, eu cheguei à conclusão de que o candidato à vice do prefeito Mateus será, alias uma candidata, a vereadora Marinalva. Essa é minha opinião, não tem nada confirmado, mas se eu tivesse uma grana apostaria nela, podem anotar e me cobrar depois.

Duran no PDT

E como nossa coluna já tinha adiantado antes aqui, o destino do ex vice-prefeito Mário Duran deve ser mesmo o PDT a convite do deputado Onevan de Mattos. Mario deve assinar nos próximos dias a ficha de filiação do partido. Mas ele ainda não se decidiu se vai ou não concorrer ao cargo de prefeito novamente.

Final conturbada

E a II Copa Vale da Esperança de Futsal, teve sua final decidida no último sábado (21), entre as equipes da Millenium Cervejaria e da Granos/Piratini, onde a Millenium acabou vencendo por 4x3. Durante o jogo muita confusão em quadra e nas arquibancadas do Ginásio, muita bate bocas e empurra-empurra. O prefeito Mateus Palma que assistia à partida ao lado da sua esposa preferiu se retirar do local antes do fim da partida, talvez assustado com o principie de confusão, já o presidente da câmara de vereadores Aparecido Santos (PR), mais habituado as partidas de futebol e acostumado com esses pequenos tumultos em partidas de futebol, permaneceu até o fim da partida e ficou com a honra de entregar os prêmios aos vencedores.

Enquête da semana

E a enquête em nossa pagina News dessa semana, perguntou se nossos internautas achavam que o prefeito Mateus Palma terá adversário na eleição do ano que vem, e o resultado foi apertado, para 52.87 % o prefeito não terá adversário, e para 47.13 % acham que sim, ele terá adversário. É esperar para ver.

Frase da semana

“Mas não era para a lei ser desse jeito”. Vereador Mário Valério, autor da “Lei Seca”, em reunião na Câmara Municipal.

 

Por enquanto é só, a semana que vem estaremos de volta com a nossa coluna, se você sabe de alguma fofoca, quer elogiar, criticar ou não concorda com algo escrito nessa matéria mande um e-mail para Caaraponews@hotmail.com (André Nezzi).

 

 

 


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE