PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó amplia esgotamento sanitário

| DILERMANO ALVES


 

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está implantando obras de saneamento básico na cidade de Caarapó. O departamento de Engenharia da prefeitura informou que estão sendo construídos 1.072 metros lineares de rede de esgotamento sanitário nas ruas Rui Barbosa, Dom Pedro II, Presidente Vargas e Fernando Correa da Costa.

As benfeitorias estão sendo executadas com recursos da Reserva Orçamentária para Investimento em Saneamento Municipal (Resan). A cada fatura de água paga pelo consumidor, R$ 2 vão para a Resan, cujos recursos são revertidos em obras.

De acordo com o engenheiro Aparecido Flores, da prefeitura de Caarapó, estão sendo aplicados R$ 85.474,23 nessa etapa das obras.

A coleta, o tratamento e a disposição ambientalmente adequada do esgoto sanitário são fundamentais para a melhoria do quadro de saúde da população do município. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os investimentos em saneamento têm um efeito direto na redução dos gastos públicos com serviços de saúde.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 65% das doenças no Brasil são causadas pela falta de saneamento ambiental nas cidades. Segundo essa mesma organização, a cada um real investido em saneamento, são economizados quatro reais em saúde pública em um período de dez anos.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE