PUBLICIDADE
Caarapó

Caarapó prepara campanha de vacinação contra paralisia infan

O Dia D contra a Poliomielite em Caarapó acontece neste sábado, 25 de agosto. Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio que acontece em todo o Brasil.

| ASSESSORIA


O Dia D contra a Poliomielite em Caarapó acontece neste sábado, 25 de agosto. Esta é a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio que acontece em todo o Brasil. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as crianças de até 5 anos devem tomar a vacina, que previne a paralisia infantil.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó, a meta é vacinar 2.248 crianças no município. Os pais poderão levar os filhos a um dos nove postos de vacinação que serão instalados no PAM, nas unidades de saúde da Vila Planalto, bairro Santo Antônio, Jardim Capilé e Vila Setenta, na Guarda Mirim, no antigo banco de sangue do Hospital São Mateus e nos distritos de Cristalina e Nova América.

Na zona rural, equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando as crianças desde o último dia 13, ação que se estenderá até o próximo dia 24. Na reserva indígena, a antecipação da vacina foi realizada no período de 7 a 15 de agosto.

Na última campanha, encerrada no dia 19 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde superou a meta de vacinação em 1,73%, com a imunização de 2.287 crianças menores de 5 anos.

A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do vírus da paralisia infantil é a vacinação. No Brasil, são realizadas campanhas anualmente para vacinar crianças com até cinco anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite. O último caso de paralisia infantil registrado no País ocorreu em Souza, na Paraíba, em 1989. Este ano, segundo a Agência Brasil, 17 países, incluindo Índia, Nigéria, Afeganistão e Paquistão, registraram quase 2 mil casos da doença. Apenas nos primeiros quatro meses de 2007, 214 casos foram registrados em todo o mundo.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE