Caarapó será sede de olimpíadas das APAEs pela 1ª vez
A cidade de Caarapó será sede nos próximos dias 04,05 e 06 de julho da V Olimpíada regional das APAEs
| CAARAPONEWS
Por Silmara Diniz
A Coordenação de Educação Física, Desporto e Lazer das APAEs, juntamente com a APAE Júlio César Nobre e a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Caarapó realizam, nos dias 4, 5 e 6 de julho a V Olimpíada regional das APAEs da 7ª região.
O evento, que é uma preparação para as olimpíadas estaduais, contará com a presença de atletas das APAEs de seis cidades do Estado: Dourados, Itaporã, Amambai, Rio Brilhante, Ponta Porá, Laguna Carapã e os anfitriões Caarapó. Os atletas irão competir no futsal e em modalidades de atletismo como caminhada, corrida, salto em altura, lançamento de dardo e arremesso de peso.
As Olimpíadas acontecem a cada dois anos e a abertura do evento acontece no dia 4, às 19h, quando a grande atração será o grupo de acrobacias e basquete Ginasloucos. O atletismo começa dia 4, às 13h30 no Balneário Municipal e o futsal no dia 5, a partir das 07h30 no Ginásio de Esportes. A entrega das medalhas será no sábado, a partir das 20h no Centro de Lazer da APAE, rodovia sentido Caarapó-Dourados.
É a primeira vez que Caarapó é sede do evento e os funcionários da instituição avaliam essa oportunidade: Para nós é um evento de grande importância para o público ver o potencial do portador de deficiência, para ver que a APAE não é uma entidade segregativa, disse Terezinha Batista Gedro, secretária da APAE Júlio César Nobre.
Para o coordenador regional, professor Ivandro Barros é uma vitória trazer essas olimpíadas para cá porque sempre foi um sonho nosso. E para os nossos alunos também é uma vitória, vai tirar aquele mito de que eles não conseguem fazer, vai mostrar o quanto eles são capazes de desempenhar uma tarefa, que qualquer pessoa pode fazer, comenta.
Os atletas de Caarapó já trouxeram medalhas das olimpíadas nacionais e estaduais. O atleta Nelson Pedro Barreto foi vice-campeão de arremesso de peso nacional, em Blumenau, SC, enquanto sua esposa, Luciana Aparecida Azarias ganhou o primeiro lugar na prova de arremesso de peso estadual. O campeão estadual nos 200 e 400 metros é o atleta Edivandro Escolarti Escobar.
Como o próprio nome sugere, a APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é uma entidade mantida através de doações, que podem ser feitas através de depósito bancário no Banco do Brasil, agência 0903-2, conta corrente 15375-3. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3453-1937.