PUBLICIDADE

Após 109 anos, morador da Aldeia Te'yikue tira a primeira carteira de identidade

| CAARAPONEWS


Aos 109 anos, Cícero da Silva emitiu, nesta sexta-feira (31), sua primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN). Nascido e criado na Aldeia Indígena Te'yikue, em Caarapó, ele só conseguiu obter o documento porque, pela primeira vez, um posto de identificação foi instalado dentro da comunidade.

Considerado um dos moradores mais antigos da aldeia, Cícero foi um dos primeiros atendidos na nova unidade. O momento foi acompanhado pelo filho e cacique Anísio da Silva.

"Hoje ele está conseguindo tirar a identidade pela primeira vez. Como já não consegue mais andar, ficou muito feliz por poder ser atendido aqui dentro da aldeia", afirmou.

Segundo o cacique, a inauguração representa o fim de uma antiga dificuldade enfrentada pelos moradores, que precisavam se deslocar até a cidade para emitir documentos, muitas vezes perdendo o agendamento por causa da distância e das condições das estradas.

O posto de identificação de Te'yikue é o primeiro instalado em uma comunidade indígena de Mato Grosso do Sul e está entre os primeiros do país. A unidade é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Educação (SED).

Durante a inauguração, o secretário-executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, destacou que a iniciativa amplia o acesso à cidadania para comunidades indígenas que vivem longe dos centros urbanos.

A unidade será operada por indígenas da própria comunidade, capacitados e supervisionados pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica.

A instalação do posto representa um avanço para centenas de famílias da Aldeia Te'yikue, que passam a contar com o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional sem a necessidade de longos deslocamentos até a área urbana de Caarapó.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE